A busca pela qualidade de vida e controle de estresse

Técnicas auxiliam na organização das emoções, pensamentos e a relação com os acontecimentos

·
Atualizado há 4 anos

Foto: Christian Erfurt - Unsplash
Foto: Christian Erfurt – Unsplash

 

O estresse trata-se de uma resposta do nosso organismo, que pode ocorrer de forma física ou emocional às situações, mudanças e acontecimentos individuais ou coletivos.

O controle do estresse pode ocorrer com diversas técnicas, na qual sua eficácia muda de acordo com a personalidade, organismo e situações ambientais de cada pessoa, e tem com o objetivo de realizar uma recuperação da energia física, além da estabilidade emocional e reforço mental.

É importante reconhecer e identificar o que está causando o seu estresse, busque entender as situações que estimulam os principais sintomas, que podem ser físicos ou emocionais: dores de cabeça e estômago, náuseas ou tonturas, problemas dermatológicos, insônia, tristeza e irritabilidade, dificuldade de concentração, falhas de memória, entre outros. Fique sempre atento, seu corpo pode estar dando sinais constantes.

O estresse trata-se de um processo natural, que ocorre como resposta ao que acontece no nosso dia a dia, porém, deve-se ficar atento ao nível e como ele afeta suas atividades, podendo causar sérios danos. As formas de controle de estresse variam desde tratamentos mais intensivos até técnicas de relaxamento, que auxiliam na redução da tensão e protegem o corpo de que haja uma evolução no quadro.

Os efeitos de humor e comportamentais afetam diretamente nas suas relações sociais e podem estar diretamente ligados ao estresse. Algumas dicas simples que podem fazer muita diferença em momentos de pico de estresse podem ser facilmente aplicadas, foque na sua respiração e expiração, que devem ser feitas lentamente, relaxando sua musculatura.

Dicas rotineiras também fazem a diferença no controle de nível de estresse. Busque uma alimentação saudável e equilibrada, faça exercícios regularmente, faça meditação e priorize suas horas de sono.

São inúmeras as consequências da negligência com a sua saúde mental e a maioria delas acarretam problemas físicos como aumento do peso, podendo desencadear uma compulsão alimentar, depressão e diversos problemas crônicos.

Se necessário, busque pela ajuda profissional, garantindo assim um diagnóstico correto e profundo sobre sua atual condição de saúde, para que o tratamento ideal seja indicado. Estas avaliações são necessárias para compreender a origem dos problemas que causam o estresse.

Ao comprometer negativamente sua qualidade de vida, o estresse tende a ser cada vez mais recorrente e o ideal é que atitudes sejam tomadas no início para evitar isso. Não se sobrecarregue tanto, defina prioridades na sua vida e evite fazer auto cobranças o tempo inteiro. Procure entender as expectativas das pessoas da sua convivência, seja no trabalho, com os amigos ou familiares, e busque dar o melhor de si sem comprometer o seu bem-estar.

Uma dica preciosa para controlar os efeitos do estresse é a organização dos seus pensamentos e suas atividades. Tire um tempo para se concentrar em você e no seu bem-estar. Coloque sempre a sua saúde mental como prioridade.