Combate a Dengue é prioridade em Porto União

·
Atualizado há 9 anos

arrastXXo-dengue-portouniao2
(Foto: Assessoria).

O combate a Dengue, em Porto União, começou de forma intensa nesta semana. Desde a segunda-feira, 11, uma grande equipe foi constituída para realizar um arrastão nas ruas da cidade.

Inicialmente os trabalhos acontecem no bairro São Pedro, com a participação de mais de 50 integrantes dentre eles Agentes Comunitário de Saúde, soldados do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, funcionários da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Obras e do Departamento de Urbanismo. Uma equipe da Ecovale também estará participando com o recolhimento de pneus velhos, que estão sendo encontrados em alguns locais.

“A equipe entra na residência com um profissional de saúde, um ou dois soldados e realiza uma vistoria, orientando sobre o que está errado e indicando o que deve ser feito para eliminar qualquer tipo de foco do mosquito”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Ocimar Olivetti. Algumas residências estão fechadas, mas mesmo assim são deixados panfletos com as orientações necessárias. Nas ruas máquinas e homens da Secretaria de Obras e Departamento de Urbanismo recolhem todo o material depositado, realizando limpezas específicas.

Antes de seguir a campo todos receberam uma capacitação, coordenada pelo Secretário de Saúde, Jair Giraldi. O comandante do 5º BEC Bld, Tenente Coronel Franco Azevedo, autorizou a participação do efetivo do exército.

Serão aproximadamente 20 dias de trabalho. Para isso um cronograma foi montado. A medida que um bairro e proximidades foram finalizado outro bairro será visitado pela equipe na seguinte ordem: Santa Rosa, Vice King, São Bernardo do Campo, Conjuntos e Centro. A equipe pretende passar por todas as residências, mesmo as que não pertencem ao cronograma citado.

Mesmo assim, Ocimar alerta que é importante a participação de todos. “Contamos com a participação de todos para evitar o início desta doença aqui. Pois ninguém quer que a sua família contraia a doença, para isso todos tem que se conscientizar e fazer sua parte”, enfatiza.

Em Porto União não há confirmação de casos da doença, porém alguns focos de larvas do mosquito já foram encontrados em alguns pontos, o que preocupa as equipes de saúde. Esses focos foram encontrados nos Pontos Estratégicos (PEs), onde estão instaladas 102 “armadilhas”, métodos indicados pela Funasa para a prevenção de doenças.

Os cuidados que devem ser tomados consistem em evitar materiais que acumulem água como vasos de flores e até as bromélias, onde as equipes de saúde têm encontrado larvas do mosquito; potes com água de animais, que permanecem muitos dias sem a troca da água; não deixar água parada, deixar tampada caixas d’água, privadas, os ralos devem ser fechados e outros cuidados que estão sendo divulgados rotineiramente. Mais informações no telefone 3523 7151.