Confirmada primeira morte por febre amarela no Paraná

·
Atualizado há 5 anos

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (7), pela secretaria de estado da Saúde (Sesa), confirmou que a morte de um homem na zona rural de Morretes foi causada por febre amarela. Este é o primeiro óbito da doença no Estado.

A vítima, de 64 anos, morava na localidade de Candorga, mas o local da provável infecção ainda é investigado. O homem procurou atendimento no Litoral do Paraná e foi transferido de helicóptero para Curitiba, onde morreu. De acordo com a Sesa, o paciente não era vacinado.

Foram confirmados oito casos da doença no Paraná (incluindo a morte). Ainda estão em investigação 62 notificações e já foram descartados 129 casos. Os confirmados residem em Curitiba, Antonina, Morretes, Campina Grande do Sul e Adrianópolis. A maior parte foi contraída em Guaraqueçaba.

O secretário da Saúde, Beto Preto, destaca que o mosquito transmissor do vírus da febre amarela entrou no Paraná pela Mata Atlântica do Vale do Ribeira, vindo do Estado de São Paulo. O estado vizinho registrou este ano 38 casos, com nove mortes; no ano passado, foram 503 casos da doença, com 176 mortes.