Conheça as novidades na área de saúde e estética bucal

Se existe uma área em que o Brasil lidera, esta certamente é a de área de saúde e estética bucal. Neste artigo, mostraremos algumas das novidades tecnológicas que podem auxiliar muito nos tratamentos odontológicos e correções do seu sorriso.

Sim, o Brasil é líder na área de odontologia. Prova disso é que, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia, cerca de 19% de todos os profissionais dessa área no mundo estão aqui, no nosso país. Não é à toa que os brasileiros possuem os sorrisos mais bonitos e os melhores hábitos de higiene bucal de todo o mundo.

No entanto, mesmo sendo líder na área de saúde bucal, os dentistas e profissionais da área não descansam quando o assunto é promover tratamentos mais assertivos, rápidos e menos invasivos, dolorosos ou esteticamente incômodos. Neste artigo você conhecerá algumas das novidades relacionadas a aparelhos ortodônticos e muito mais. Acompanhe.

Aparelhos ortodônticos modernos

Foi o tempo em que os aparelhos ortodônticos com ferros e pecinhas coloridas, eram a única opção para corrigir uma mordida ou melhorar um sorriso. Esses equipamentos, apesar de funcionais, eram muito incômodos, e causavam problemas de autoestima, uma vez que não eram nada bonitos.

bucal-saude-reproducaoAtualmente existem muitas outras possibilidades de aparelhos ortodônticos mais discretos, ou praticamente invisíveis, que podem corrigir seu sorriso sem comprometer sua aparência ou seus hábitos diários.

São técnicas parecidas com estéticas diferentes e que promovem excelentes resultados em relação à correção ortodôntica.

O modelo de aparelho conhecido como aparelho ortodôntico lingual é aquele que usa os ferrinhos e pecinhas tradicionais, mas fixados na parte interna do dente, ou seja, na face do dente que é voltada para dentro da boca. Ele fica completamente invisível e apresenta ótimos resultados.

Já o aparelho transparente, também conhecido como aparelho invisalign, pode ser definido basicamente como uma capa de plástico rígido transparente que é encaixada ao redor dos dentes e promove a contenção e correção dos dentes, como é possível ver na imagem a seguir. Sendo assim, funciona como um aparelho invisível.

Segundo o cirurgião dentista Guilherme Rothier, especializado em Dentística e pós-graduado em Estética, o aparelho invisalign reduz o tempo de tratamento em até 50%, comparado ao aparelho tradicional, o que é outra vantagem do modelo.

bucal-saude-2As tecnologias atuais da área de ortodontia não se restringem apenas aos modelos novos de aparelhos. Aliado ao aparelho invisalign, está o Scanner iTero Element, um equipamento de última geração que escaneia seus dentes e promove uma prospecção de como eles ficarão depois de corrigidos com o aparelho, dando ainda uma estimativa mais exata de tempo de uso do aparelho.

Isso é possível graças a um software que calcula com exatidão a força necessária que o aparelho deverá promover em seu sorriso, para a movimentação ideal de cada dente. Tudo isso de maneira completamente individual. Promovendo um mapeamento de todo o tratamento e uma maior eficiência, tanto na quantidade de alinhadores como no tempo de tratamento e resultado.

Além de ser mais discreto e confortável, o aparelho transparente também é mais simples na hora de promover a limpeza diária dos dentes. E pode ter seu uso aliado a outras tecnologias, como as escovas elétricas que promovem mais rotações por segundo, trazendo muito mais limpeza no seu dia a dia.

bucal-saude-3

A Evolução da Odontologia e dos Tratamentos

Outras tecnologias atuais são os equipamentos que permitem diagnósticos mais precisos através de exames de imagem que detectam a presença de bactérias causadoras da cárie e diversas outras doenças periodontais.

Além disso, o ramo de implantes, restaurações e próteses tem crescido muito nos últimos anos, promovendo cada vez mais dentes naturais, resistentes e bonitos para aqueles pacientes que perderam um ou mais dentes na boca.

Outro aspecto que merece destaque é a parte da evolução química ortodôntica que vem contando com anestesias mais precisas e de efeito mais rápido, além de agulhas mais fina e praticamente indolores.

Ou seja, não existem mais motivos para os brasileiros evitarem os tratamentos odontológicos ou correções ortodônticas. Afinal, contamos com o maior número de dentistas de todo o mundo, com melhor preparo profissional e as tecnologias mais modernas do mercado.

Fonte: Revista Galileu, Revista Portal Saúde

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta