Cruz Machado em alerta após registro de hantavirose

Secretária de Saúde divulgou dois casos positivos e dois casos suspeitos da doença no município

Após o registro de dois casos positivos e dois casos suspeitos de Hantavirose em Cruz Machado, a Secretaria Municipal de Saúde está com as atenções voltadas para a doença que, em anos anteriores, já vitimou sete pessoas no Munícipio.

Dos casos positivos, um foi na linha Encantilado e o outro na linha Rio da Areia. Os casos suspeitos estão localizados na linha Palmital e em outro ponto da linha Rio da Areia. O primeiro caso positivo do município em 2021 foi também o primeiro caso da doença registrado no Paraná neste ano.

Foto: Assessoria de Cruz Machado

Tendo em vista a prevenção e tratamento a possíveis casos da doença, no dia 17,  foi realizada uma capacitação em União da Vitória, com a participação de representantes 4ª Regional de Saúde de Irati, divisão de zoonoses da SESA PR e representantes de todos os municípios que compõe a 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, com o tema “Hantavirose, inspeção do local provável de inspeção e aplicação do roteiro de investigação”. 

Já na quarta-feira, 18, ocorreu pela manhã a parte prática da capacitação, com  a realização de um trabalho a campo na linha Rio da Areia, com representantes de todos os municípios da 6ª Regional e técnicos da 4ª Regional de Saúde. Ainda, a equipe da divisão de zoonoses da SESA continuou no município, realizando o monitoramento dos casos suspeitos e, a tarde, foi realizado no Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos o encerramento dos trabalhos, com a participação da secretária de Saúde, Ir. Halina Krajewska, prefeito, Antonio Luis Szaykowski, e demais autoridades sanitárias.


O QUE É HANTAVIROSE?

É uma doença perigosa, que pode levar à morte. Ela é causada por um vírus presente na urina, fezes e saliva dos ratos que vivem no mato (rato do arroz, rato da taquara).

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.