DIA DE COMBATE AO COLESTEROL: Secretarias de Saúde não realizam atividades

Foco neste mês é na Campanha Agosto Azul. Contudo, Unidades de Saúde ficam abertas durante o ano todo para atender grupos de risco

·
Atualizado há 8 anos

Na segunda-feira, 8, foi lembrando, em boa parte do País, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. No Vale do Iguaçu, no entanto, as secretarias de Saúde não realizam atividades relativas à data. Contudo, garantem que o atendimento para o público alvo é realizado durante todo o ano nas Unidades de Saúde, com exames de rotina.

No caso de União da Vitória, segundo a diretora de atenção primária Esther Müller, o atendimento é realizado com mais controle entre os pacientes do Hiperdia, que trata hipertensos e diabéticos. Segundo Esther são 7 mil hipertensos e outros 2.5 mil diabéticos em União da Vitória. “Também fazemos a avaliação nos exames deste grupo. É uma espécie de classificação de risco dessas comorbidades, entre elas o colesterol”, conta. “Nos bairros temos, também, o grupo Saúde no Bairro, que foca nas atividades físicas e nutricionistas”, conta.

Nesses grupos os pacientes são “monitorados” por nutricionistas e encaminhados para tratamentos específicos caso o colesterol seja confirmado.

Do lado catarinense foi realizada ação para o Dia Nacional da Saúde, que também foi lembrado na segunda-feira. Os atendimentos foram feitos no sábado, 6. Na ocasião foi montada uma tenda de atendimento nos trilhos do trem, divisa entre as cidades de União da Vitória e Porto União, bem na área central do Vale, e realizados atendimentos de orientação, aferição da pressão arterial, além de ginástica laboral.

É perigoso

GrXXficoXColesterolNo Brasil, 40% da população possui níveis elevados de colesterol. Esse é um grande desafio, já que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, vitimando mais de 17 milhões de pessoas por ano, número que deve crescer para quase 24 milhões até 2030, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O elevado nível de colesterol já é responsável por mais de 2,5 milhões de mortes no mundo.

O colesterol é uma substância gordurosa produzida naturalmente pelo corpo humano, com a função de manter as células funcionando adequadamente. O colesterol “bom”, HDL, retira o excesso de colesterol das artérias, impede seu depósito e reduz a formação de placa de gordura. Porém, o chamado colesterol “ruim”, LDL, pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento.

Saúde do Homem

Por outro lado, a Secretaria de Saúde de União da Vitória trabalha neste mês com foco na saúde do homem. Isso porque aqui é realizada a Campanha Agosto Azul. Nesta edição a campanha tem tema específico e visa cuidar da saúde do homem trabalhador. Segundo Esther já foram agendados horários de atendimento para grupos de trabalhadores.

Também será realizado neste sábado, 13, durante toda manhã e tarde, o Dia D da Campanha. Na ocasião será montada uma “tenda” de atendimento das 8 horas ao meio dia, em frente ao Clube Apolo, na Avenida Manoel Ribas.

Na ocasião, serão repassadas orientações, feita a distribuição de panfletos informativos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e de hepatites B e C.

Já durante a tarde, as Unidades de Saúde estarão abertas para receber o público alvo. Também está prevista a realização de testes rápidos das hepatites B e C, sífilis e HIV, além de vacinação, avaliação odontológica, bem como testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Homens com mais de 50 anos serão encaminhados para o exame e próstata. Segundo Esther, homens acima de 40 anos só precisam fazer caso já tenham registro de câncer na família.

Em Porto União a Secretaria de Saúde segue o calendário do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, que concentram maior divulgação, os cuidados e os programas da saúde do homem no mês de novembro, com a campanha Novembro Azul. Mas os programas e orientações voltadas aos homens são desenvolvidas durante o ano inteiro, afirma a pasta.