DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS: População recebe orientações

·
Atualizado há 8 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

No ‘Dia Mundial de luta contra a aids’, os profissionais de Saúde dos municípios de União da Vitória e Porto União saem às ruas para repassar orientações para a população. Além da oportunidade de realizar os testes rápidos de aids e sífilis, os munícipes recebem informações sobre a importância de relações sexuais seguras, ou seja, com o uso do preservativo e do diagnóstico precoce.

As ações estão concentradas na divisa entre os municípios, Avenida Manoel Ribas (União da Vitória) e Rua Matos Costas (Porto União) e ocorrem durante toda a terça-feira, 1º de dezembro. A mobilização tem o apoio da 6ª Regional de Saúde.

Conforme a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de União da Vitória, Ester Muller, é a primeira vez que os exames são realizados fora das Unidades de Saúde. “O teste é sigiloso, seguro e dura em torno de 15 minutos e, a pessoa já sai com seu resultado”, garante.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de União da Vitória, as pessoas diagnosticadas com aids têm o tratamento disponibilizado, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele, ainda, lembra que, hoje, no município, há 111 pacientes em tratamento, sendo 58 homens e 53 mulheres.

Serviço

Se você passou por alguma situação de risco (sexo sem uso de preservativo, tatuagem/piercing, compartilhou agulhas e seringas, transfusão sanguínea e cirurgias), faça o teste rápido!