“É possível combinar alimentos saudáveis e manter os menus no fim de ano”, diz

Com cuidado e dedicação, é simples comemorar sem lamentar depois

Frutas e verduras podem tapear a fome e cair melhor no estomago: cuidados antes das ceias. (Foto: Mariana Honesko).
Frutas e verduras podem tapear a fome e cair melhor no estomago: cuidados antes das ceias. (Foto: Mariana Honesko).

Há quem diga que engorda nas festas de Natal e de Ano Novo. Contudo, especialistas garantem que os quilos a mais são culpa do mau comportamento diante da mesa entre o Ano Novo e o Natal. E aí? Onde você se encaixa?

Embora os cuidados com a alimentação devam acompanhar todos os meses do calendário, cuidar dos excessos nas festas de fim de ano também é importante. A boa notícia é de que uma boa combinação e a escolha certa dos alimentos, garantem uma barriguinha satisfeita e sem dobrinhas.

Fabiano Lago, endocrinologista
Fabiano Lago, endocrinologista

Foi sobre isso que conversou com a CBN Vale do Iguaçu, o endocrinologista, Fabiano Lago, do SPA Estância do Lagoa. Conforme ele, substituições simples e que fazem diferença podem ajudar a entrar no novo ano com saúde e bem-estar (leia a entrevista no quadro).

O que importa, garante o médico, é não deixar de aproveitar os momentos em família e entre os amigos. Assim, é fato começar 2020 com o pé direito e muita saúde.


ENTREVISTA

CBN – Combinar alimentos saudáveis é o segredo?

Fabiano Lago – São tão variados os hábitos no Natal e Ano Novo que oriento a não seguir regras tão restritivas. Não tem como negar a si mesmo alimentos que se gosta e só tem nessa época. A dica é: pegue menos, coma devagar. O prazer está nas primeiras porções. Outra dica é cuidar com os sabotadores, que são as pessoas que insistem que a gente coma demais. Não repita o prato só para agradar alguém, por exemplo. As vezes dizer não é preciso. É preciso cuidar com o beliscar na mesa. As vezes a janta vai ser servida ás dez da noite e a pessoa desde as sete horas está bebericando, comendo algo. Planeje. Antes de sair de casa, já pense no que vai comer.

CBN – E sempre tem um familiar que tenta empurrar um algo a mais….

Fabiano – Sim. Muitos comem para alegrar. Mas os quilos ficam com a gente. A gente vai para a praia com aqueles quilos extras.

CBN – Quem quer comer de maneira saudável, qual é o cardápio ideal?

Fabiano – Folhas verdes, saladas. Tenta matar a fome com estes alimentos. Coma uma fruta em casa. Depois de ter matado a fome maior, vá para o alimento mesmo, das ceias.

CBN – Castanhas, amêndoas, avelãs. O que dizer?

Fabiano – São alimentos bons para o colesterol bom, mas são muito calóricos. Eles podem servir como aperitivo, porem com cuidados.

CBN – E as bebidas de álcool?

Fabiano – É tolerável tomar uma lata de cerveja, um drink, por hora. Não é o que a gente vê na pratica, mas seria o ideal. Até porque depois que a pessoa bebe, ela quer comer mais.

CBN – Cuidar com os encontros, no amigo-secreto e festas de encerramento de trabalho, também é valido, certo?

Fabiano –Sim. Muita gente pensa que como vem janeiro e fevereiro, meses de Verão, acham que vão se cuidar, mas não vão. Eu digo que tem quem engorda por excessos de comida boa. Não dá para esquecer que a vida continua. Se abusou num dia, tenta queimar caloria no outro.

CBN – Pensamos sabotadores são perigosos?

Fabiano – Muito. A estima baixa, a pessoa vai postergando cada vez mais.

O site minhavida.com pulicou uma lista com as calorias dos principais alimentos degustados nas festas de fim de ano. Anote e bom apetite!

PERU

Duas fatias médicas, 150 kcal

CHESTER

Uma fatia média, 125 kcal

TENDER

Uma fatia fina, 185 kcal

LOMBO PORCO

Uma fatia fina, 362 kcal

MAIONESE DE LEGUMES

Três colheres de sopa, 110 kcal

SALPICÃO DE FRANGO

Três colheres de sopa, 140 kcal

FAROFA SIMPLES

Duas colheres de sopa, 141 kcal

ARROZ À GREGA

Uma colher de arroz, 105 kcal

LENTINHA COZIDA

Seis colheres de sopa, 114 kcal

UVA PASSA

Uma colher de sopa, 55 kcal

AMEIXA PRETA SECA

Três unidades, 54 kcal

NOZES

Duas unidades, 70 kcal

CERVEJA

Uma lata, 147 kcal

VINHO TINTO SECO

Uma taça, 110 kcal

CHAMPAGNE

Uma taça, 90 kcal

0 COMENTÁRIOS