Enfermeira do CISVALI tem trabalho selecionado para a Mostra na Fiocruz

·
Atualizado há 2 anos

A enfermeira Aline Andressa Cosa Prust, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI), teve seu trabalho selecionado para apresentação na 1ª Mostra Nacional de Experiências e Estudos sobre Consórcios Públicos de Saúde, um evento de grande relevância para a regionalização da saúde no Brasil.

Com o tema “Estratégias desenvolvidas pelo CISVALI para reorganização das Redes de Atenção à Saúde através do modelo de atendimento às condições crônicas (MACC)”, Aline compartilhou as soluções implementadas pelo consórcio para melhorar o atendimento em saúde nos nove municípios que compõem a 6ª Região de Saúde.

O trabalho destacou as estratégias criadas para a organização dos atendimentos em redes prioritárias, abrangendo Gestantes de Alto Risco, Pediatria de Alto Risco, Saúde Mental de Alto Risco, Hipertensos de Alto Risco e Idosos Frágeis.

Para esses pacientes, o CISVALI estruturou um modelo de cuidado baseado no atendimento multiprofissional, contando com médicos especialistas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros e psicólogos. Além disso, foi apresentada a metodologia de encaminhamento dos pacientes e a comunicação integrada entre os serviços especializados e a atenção básica.

A 1ª Mostra Nacional de Experiências e Estudos sobre Consórcios Públicos de Saúde teve como objetivo promover um debate crítico sobre os desafios e as potencialidades dos consórcios públicos na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e aconteceu nas dependências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O evento reuniu gestores do SUS, dirigentes de consórcios públicos, profissionais da saúde, pesquisadores e pós-graduandos de todo o Brasil, proporcionando um espaço para o compartilhamento de experiências e aprofundamento de discussões sobre a regionalização da saúde.

Para Aline, a participação no evento foi uma oportunidade valiosa de trocar conhecimentos e fortalecer o papel dos consórcios na ampliação do acesso e na qualificação dos serviços de saúde.

A presença do CISVALI na mostra nacional reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo consórcio na integração e qualificação da assistência em saúde, servindo como modelo para outras regiões do país.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!