Farmácia Pública de União da Vitória atende cerca de 400 pacientes por dia

Farmácia Básica Municipal Dr. Willy Carlos auxilia população até pelo WhatsApp

(Foto: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).
(Foto: Assessoria Prefeitura de União da Vitória).

A Farmácia Básica Municipal Dr. Willy Carlos Jung, no centro de União da Vitória, está atendendo cerca de 400 pacientes por dia. No local, eles podem esperar o atendimento sentados, acomodados em um ambiente climatizado. A farmácia criou ainda um sistema de gerenciamento de filas, com o intuito de agilizar o atendimento, esclarecer dúvidas, instruir a respeito da fila preferencial e principalmente, evitar esperas desnecessárias.

Segundo Vanessa Mara de Lima Bostelmann, farmacêutica responsável pelo local, a assistência farmacêutica tem avançado significativamente na cidade, devido a um conjunto de ações realizadas para promover o acesso aos medicamentos.

Vanessa explica que o Componente Básico da Assistência Farmacêutica inclui os medicamentos relacionados à atenção primária em saúde, para doenças que são atendidas e acompanhadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Os medicamentos selecionados têm como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). “Os medicamentos para diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares fazem parte deste elenco”, complementa.

A RENAME define a lista de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender as necessidades de saúde prioritárias da população brasileira e norteia a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de União da Vitória (REMUME).

Os medicamentos que devem estar disponíveis estão contemplados na REMUME a qual, hoje, elenca 240 itens para atendimento aos componentes básico da assistência farmacêutica. É a partir desta lista, padronizada e atualizada anualmente, que serão disponibilizados os medicamentos e insumos nas esferas de gestão.

Para retirar medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se faz necessário que o usuário, além de residir no município, dirija-se à farmácia básica tendo em mãos os seguintes documentos:

  • Receita médica válida, corretamente preenchida, datada e carimbada;
  • Cartão SUS emitido pelo município de União da Vitória.

A entrega de medicamentos e insumos é imediata, caso os mesmos estejam disponíveis. Vale ainda ressaltar, que o serviço não fornece medicamentos para menores de 12 anos desacompanhados. No caso de psicotrópicos e medicamentos sujeitos a controle especial, a idade mínima para receber os medicamentos sobe para 18 anos, conforme legislação federal.

Quanto aos medicamentos do programa HIPERDIA (para tratamento da hipertensão e diabetes) e SAÚDE DA MULHER (anticoncepcionais), o usuário deve ser encaminhado à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para a retirada.

“Já o paciente que necessitar de medicamentos que não constam na lista da REMUME, deve realizar consulta aos medicamentos padronizados nos protocolos da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, a qual contempla os demais componentes da assistência farmacêutica”, explica.

A 6ª Regional de Saúde em União da Vitória situa-se na Rua Marechal Floriano Peixoto, 180, centro. Os telefones para contato (42) 3521-1798/ (42) 3521-1796. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira entre 8h30min e 11h30 e das 13h30 às 17h.

Também pode consultar os medicamentos oferecidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular” do Governo Federal aonde estão disponíveis medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Além disso, são ofertados com até 90% de descontos medicamentos para o tratamento de rinite, dislipidemia, Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência.

Serviço

  • Farmácia Básica Municipal Dr. Willy Carlos Jung
  • Local: Praça Joaquim Fernandes Luiz Filho – 01, centro (mesmo prédio dos bombeiros de União da Vitória, antiga rodoviária);
  • Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, entre 8h e 12h e das 13h às 17h;
  • WhatsApp: 42 9 9995-0826;
  • E-mail: farmaciacentraluva@outlook.com.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta