Foco do mosquito Aedes aegypti é encontrado em Irineópolis

(Foto: Divulgação).
(Foto: Divulgação).

O departamento de vigilância epidemiológica de Irineópolis encontrou foco do mosquito Aedes aegypti em uma das armadilhas localizadas no centro do município. As larvas foram coletadas na segunda-feira, 04, e encaminhadas para análise laboratorial em Florianópolis. O laudo constatou positivo para o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika vírus e Chikungunya.

As agentes de endemias, Angrenni Simone da Silveira Assunção e Dayane de Oliveira Meireles, contam que na quarta-feira foi iniciada a revisão de área, inspecionando todos os imóveis próximos ao local onde foi encontrado foco do Aedes aegypti.

“Durante a inspeção já localizamos dois imóveis com presença de larvas. Os moradores foram orientados e os depósitos com as larvas foram eliminados. Será realizado um acompanhamento periódico nessas residências para que não se tornem reincidentes”, explica Angrenni.

A dengue é uma doença grave e que pode levar à morte, por isso as equipes da secretaria de saúde reforçam as orientações à comunidade para que sejam eliminados possíveis criadouros do Aedes aegypti, como pneus, latas, garrafas e qualquer objeto que possa acumular água e contribuir com a proliferação do mosquito. “ A prevenção deve ocorrer durante o ano todo, mas alertamos para a necessidade de ainda mais cuidados principalmente agora no verão, pois é uma estação com registro de chuvas frequentes. Contamos com o apoio de todos para evitar que doenças como a dengue, zika vírus e Chikungunya não acometam nossa cidade”, orienta a agente de endemias Dayane de Oliveira Meirelles.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta