Fundação de Saúde esclarece dúvidas sobre agendamentos de exames e consultas

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Atualizado há 4 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Após as primeiras confirmações de casos positivos de Coronavírus (COVID-19) em Bituruna, a Fundação Municipal de Saúde reduziu o número de exames e consultas eletivas disponíveis diariamente. A medida foi necessária para aumentar o distanciamento entre o atendimento de um paciente para o outro, reduzindo o número de pessoas nas unidades de saúde, dando mais segurança para a população e servidores.

Contudo, as seis unidades básicas de saúde continuam atendendo normalmente, das 8h às 17h, além do atendimento estendido das 17h às 23h, na unidade Serafin Miron Martins (no bairro Nossa Senhora Aparecida).

Devido a esta medida, a Fundação Municipal de Saúde explica que, assim que a situação do COVID-19 normalizar na cidade, irá aumentar o número de atendimentos. O secretário de Saúde, Josmar Cruz, destaca que todos os exames de competência do município, estão sendo feitos, principalmente os de urgência e emergência.

“O Hospital São Vicente de Paula está atendendo 24h, mas pedimos que a população procure o serviço apenas em casos urgência e emergência, para evitar aglomerações de pessoas no local”.

Além disso, os pacientes do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) que realizam quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e gestantes de alto risco estão sendo atendidos normalmente.

Já as consultas e exames através do TFD no Cisvale (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale Iguaçu) em União da Vitória estão suspensos desde o dia 20 de março, por determinação do próprio consórcio. Também há atendimentos em Curitiba que foram suspensos por determinação do Governo do Estado.

“Para aqueles que precisam apenas da renovação da receita médica, elas estão sendo entregues para atender um período maior. O ideal é que o paciente não deixe para procurar a unidade apenas quando o remédio acabar, mas que busque a receita com antecedência para evitar possíveis transtornos”, completa Josmar.

Os biturunenses podem solicitar orientações através do WhatsApp (42) 3553-8011 (somente mensagem).