H1N1: Campanha de vacinação tem início no Vale do Iguaçu

A meta de imunização, nas duas cidades, ultrapassa as 23 mil pessoas

·
Atualizado há 8 anos

vacina-h1n1-valedoiguacu4
Postos de saúde estão abertos durante a semana com a aplicação da vacina. No sábado Dia D ocorre em todo o estado do Paraná e Santa Catarina

Com uma semana de antecedência as secretarias de Saúde de União da Vitória e de Porto União deram início ontem à campanha de vacinação da Influenza A/H1N1.

Nesse primeiro momento serão vacinadas as pessoas que compõe o grupo de risco, gestantes, crianças menores de 5 anos, idosos ou pacientes com doenças crônicas. O Dia D da campanha ainda será realizado no sábado, 30, no entanto, a ideia de antecipar a campanha foi atender melhor ao grupo. No caso de doença crônica o pedido é para que seja apresentado um atestado médico com a confirmação do tipo da doença, seja ela respiratória ou cardíaca. Outro pedido é pela apresentação da carteira de vacinação.

Conforme Marly Della Latta, chefe do setor de Epidemiologia de União da Vitória, a meta de imunização chega aos 13 mil em todo o município, contudo, o pedido é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário procurem o Posto de Saúde o quanto antes. “Nós sabemos que a meta é 13 mil, mas o Ministério da Saúde não manda todas as doses. Então nessa semana recebemos uma certa quantidade, na próxima vamos receber mais. Não temos todas elas agora”, explica.

Já do lado de Porto União, a meta de imunização é de 10.652 pessoas. A vacina, por lá, também chegará por etapas. Segundo o secretário de Saúde, Rogério Stasiak, mesmo que as doses faltem nos postos de saúde da cidade a Regional de Saúde, que fica em Canoinhas, mantém em estoque a vacina. “Não vai faltar”, garantiu. “Se acabar aqui nós ligamos para a Regional e em 48 horas as doses estão na cidade”, disse.

Santa Catarina recebeu cerca de 1.759.000 doses da vacina. A meta da Secretaria de Saúde do Estado é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Haverá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas a imunizar a população.

vacina-h1n1-valedoiguacuNo Paraná ao todo 3 milhões de doses da vacina contra a gripe foram entregues. A meta do Estado é imunizar 2.923.535. A campanha segue até o dia 20 de maio.

Como evitar

O Ministério da Saúde lançou, na última semana, uma lista de cuidados básicos para evitar o contágio do vírus. Uma delas é a higienize das mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento. Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Higienize as mãos após tossir ou espirrar. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. Mantenha os ambientes bem ventilados. Outro cuidado é evitar o contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

 

Proteção

Estudos utilizados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.