Hoje é dia “D” de vacinação contra a gripe

Postos seguem abertos o dia todo nas Cidades Irmãs

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Vacinação segue movimentada em todas as unidades das Cidades Irmãs mas expectativa é que hoje procura aumente (Fotos/Bruna Kobus)
Vacinação segue movimentada em todas as unidades das Cidades Irmãs mas expectativa é que hoje procura aumente (Fotos/Bruna Kobus)

Hoje, todas as unidades de saúde das Cidades Irmãs ficam abertas o dia todo. Assim, até às 17 horas, pessoas incluídas nos grupos de risco podem receber a vacina contra a gripe.

Conforme a 6ª Regional de Saúde, a meta é vacinar 46 mil pessoas nos nove municípios paranaenses assistidos pelo órgã

o. Até agora, 10% já foram vacinados. Em Porto União, os dados ainda não foram contabilizados. Ontem, porém, a equipe de imunização estava na Unidade Prisional Avançada (UPA). Por lá, garantiram a vacinação dos detentos, incluídos nos grupos de risco preconizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os dados de cobertura devem ser divulgados na segunda-feira, incluindo a vacinação do dia “D”.

Gráfico VacinaA vacina contra a gripe segue até o dia 9 de maio e neste ano, inclui as crianças menores de quatro anos no grupo de risco. Até 2013, apenas crianças com até dois anos eram imunizadas. Serão vacinadas nesta edição, ainda, gestantes, indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área de saúde e a população carcerária.

O medicamento disponível na rede pública protege contra os tipos de vírus mais circulantes no país, a Influenza (H1NI1) e Influenza B. Quem já se vacinou no ano passado deve tomar a dose novamente neste ano. A contraindicação é para pessoas que já apresentaram reações em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo. A vacina é aplicada na altura do ombro, na região deltóide.

Equipe reforça atendimento para o Dia D
Equipe reforça atendimento para o Dia D

No dia “D”

O pedido das equipes de Epidemiologia é para que a Carteira de Vacinação seja levada nas unidades. Especialmente no caso das crianças, ela é fundamental ao controle do calendário.