Unidades de saúde funcionam neste sábado com exames preventivos, testes rápidos e orientações para a saúde da mulher
Neste sábado, 17 de outubro, as secretarias municipais de Saúde de União da Vitória e Porto União realizam as ações do Dia D do Outubro Rosa. Os atendimentos são voltados à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além de vacinação e testes rápidos.
União da Vitória
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficam abertas hoje das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.
-
Serviços ofertados: Exame preventivo do câncer do colo do útero (para mulheres a partir dos 25 anos), solicitação de mamografias de rastreamento (mulheres acima de 50 anos ou com histórico familiar), testes rápidos, aferição de pressão, vacinação e avaliação de saúde bucal.
-
Recomendações para o preventivo: Não estar menstruada, não usar pomadas vaginais, evitar relações sexuais nos dois dias anteriores e não realizar ducha higiênica no dia da coleta.
Porto União
As ações ocorrem em horários específicos ao longo deste sábado nas unidades do município:
-
São Pedro: das 8h às 17h
-
Vice-King, São Francisco, Santa Rosa e São Bernardo do Campo: das 8h às 16h
-
Santa Cruz do Timbó e Bom Princípio: período da manhã
-
Centro, Cidade Nova, Área Industrial e Jangada: período da tarde
(Nota: No dia 24 de outubro, próximo sábado, haverá atendimento na unidade de São Miguel da Serra, das 8h às 16h).