Hoje é dia “D” para coleta do preventivo

Em União da Vitória, unidades de saúde ficam abertas o dia todo para receber as mulheres aptas ao processo

Por Mariana Honesko

Aliada à programação do movimento Outubro Rosa, a prefeitura de União da Vitória aplica durante todo o dia de hoje, das 8 às 16 horas, o dia “D” de coleta de material para o exame Preventivo. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do município. “Dia especial para nossas mulheres, para coleta de preventivo de colo de útero e prevenção contra o câncer de mama”, diz a secretária da pasta, Ivone Calgaroto. Além do exame, os profissionais das unidades farão ainda exames clínicos de mamas e pedidos de mamografias, caso seja necessário.

Para participar da campanha, não é preciso agendamento prévio. A orientação, contudo, sugere que as mulheres não estejam menstruadas, tampouco usando cremes vaginais ou ter mantido relação sexual nos dois dias anteriores à coleta do material. O pedido, ainda, é que a ducha higiênica não seja feita antes do exame. Quem não atender aos critérios, pode procurar as unidades de saúde na próxima semana, para realizar o exame.

Unidades abertas o dia todo

São Braz, Salete, Sagrada Família, Conjuntos, Limeira, Rocio, São Sebastião, São Gabriel, Cristo Rei e no prédio do INSS (Ginecologia e Obstetrícia – Centro) estarão abertas das 8 às 16 horas deste sábado.

Outubro Rosa

Programação especial da Rede Feminina de Combate ao Câncer das Cidades Irmãs executa uma série de eventos especiais neste mês. Amanhã, o calendário alia saúde e esporte. Neste domingo, mais um a etapa da Corrida Contra o Câncer será realizada. Ela tem sua concentração marcada para às 9 horas, no Clube Concórdia. Conforme a organização, haverá café da manhã, gratuito, para os competidores que vem de outras cidades. A modalidade faz parte do Circuito de Corridas de Ruas de Porto União da Vitória. Para a edição local, as inscrições estão abertas, na Rede Feminina e no Departamento Municipal de Esportes (DME), em Porto União.

Na próxima semana, parceria feita com a prefeitura “fecha” o Cine Luz só para as mulheres da Terceira Idade e, finalmente, também no dia 23, uma nova cerimônia religiosa, dessa vez na Igreja Batista, encerra o “pacote” de ações deste 2014.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta