Hora H: População é convocada para campanha no combate ao Aedes aegypti

·
Atualizado há 8 anos

Apenas uma pequena poça de água acumulada é o suficiente para que ele se reproduza rapidamente. De um pequeno vaso com água parada a garrafas vazias esquecidas no quintal após uma chuva, qualquer pequeno acúmulo de água pode se tornar um foco de reprodução. Estamos falando do mosquito Aedes aegypti, um dos insetos mais conhecidos da atualidade.

Todos conhecem o mosquito, sabem quais doenças são causadas por ele (dengue, chikungunya e zika vírus) e, principalmente, sabem que as ações para combatê-lo são simples. Basta não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

Mas, esses cuidados estão sendo ignorados e o mosquito tem se reproduzido facilmente, em todo o País. Tornou-se uma verdadeira praga a ser combatida. E, para o controle mais eficiente dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, é necessária a participação de toda a população e do poder público. Todos estão sujeitos ao mosquito, que pode nascer em um local e facilmente migrar para outro, carregando os vírus para todos os lugares.

O Governo do Paraná, em parceria com as prefeituras e a sociedade civil organizada, promove no sábado de carnaval, uma grande mobilização. A população será convocada a fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A ideia é que os próprios moradores vistoriem suas residências e eliminem todo recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito. A ação deverá ser feita simultaneamente, às 10 horas da manhã de sábado de carnaval, 06 de fevereiro, em todas as residências e estabelecimentos comerciais do Paraná. A ação é chamada de Hora H – Todos contra o mosquito da dengue.

Para que a população participe da mobilização, vistoriando seus imóveis e eliminando os possíveis focos de reprodução do mosquito, os profissionais da Secretaria de Saúde de União da Vitória estão divulgando a Campanha e reforçando a importância da ação.

Entretanto, não é necessário esperar por um dia e horário específicos para eliminar os recipientes que posam acumular água e se tornar criadouro do mosquito. A população deve tomar essa atitude hoje mesmo. Afinal, para acabar com o mosquito é fundamental o empenho de todos.