Hospital São Camilo realiza nova captação de órgãos

O doador foi um paciente da UTI Adulto, de 25 anos

(Foto: Reprodução).
(Foto: Reprodução).

Na manhã desta terça-feira, 7, a equipe da CIHDOTT em parceria com a Central de Transplante do estado do Paraná realizaram a segunda captação de órgãos do ano. O doador foi um paciente da UTI Adulto, de 25 anos, vítima de traumatismo crânio Encefálico, onde foram retirados os rins e fígado e coração para válvas.

A Central de Transplantes do Estado enviou profissionais médicos, para captar e transportar os órgãos para a capital, de acordo com o protocolo. O transporte teve o apoio da 6° Regional de Saúde, que disponibilizou veiculo para a condução desses órgãos até as instituições onde serão realizado o transplante.

Para que o processo tenha sucesso é fundamental a articulação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) que tem a função de encontrar possíveis doadores de órgãos , quando tem diagnóstico de morte encefálica.

“Importante que aconteça uma adequada conversa com a família do doador, que de fato autoriza o processo”, explica o gerente de enfermagem do Hospital Valter Augustinho de Oliveira.

No Brasil, a doação de órgãos só é realizada após a autorização familiar, por isso é importante expressar esse sentimento com os mais próximos, com essa atitude foi possível beneficiar no minimo 7 pessoas que estavam na fila de espera por um órgão.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta