Importância da libido para uma vida saudável

Precisamos nos alimentar bem e fazer exercícios físicos para termos uma vida saudável. Mas, não é só isso, tem mais alguns fatores que precisam ser considerados. Qual a importância da libido para uma vida saudável? A OMS tem uma posição sobre isso. É preciso que ela esteja ok para evitar alguns problemas.

A libido é a disposição que uma pessoa tem para as atividades sexuais, que pode ser potencializada com a realização de alguns exercícios e também devido ao consumo de certos alimentos. Aqui você vai aprender tudo isso.

O que é libido?

Libido é uma palavra que vem do latim e que está relacionada com o desejo sexual. É uma condição que pode se manifestar em homens e mulheres. Nos homens, ela é controlada pela testosterona, enquanto nas mulheres a libido tem relação com o estrogênio, os hormônios sexuais de ambos os sexos.

Podemos dizer que nas mulheres o ciclo menstrual pode influenciar na libido, já que neste período acontecem alterações de sentimento, é o período fértil e o desejo sexual fica mais elevado. Por sorte, a medicina voltada para o sexo vem ganhando força e descobrindo novas formas de aumentar a libido.

A libido muitas vezes é confundida com o tesão. A pessoa que tem pouca libido é muitas vezes apática, o que vai muito além da cama. É algo muito importante para uma vida saudável.

O que a OMS considera uma saúde sexual plena?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está atenta para diversas vertentes, sendo que a sexualidade é uma delas. Conforme a instituição, é um aspecto muito importante para a qualidade de vida das pessoas, que não pode ser considerada apenas sob o olhar das questões reprodutivas.

Para que tudo ocorra normalmente, é preciso que exista desejo e satisfação em relação aos atos praticados. Quem consegue compartilhar carinho, intimidade e expressão emocional tende a melhorar o bem-estar e aumentar a felicidade.

Só que no mundo em que vivemos, cercado de tabus, nem todos conseguem encontrar na sexualidade e na libido aquilo que gostariam. Isso pode resultar em disfunção erétil, ejaculação precoce e falta de vontade para atividades sexuais.

Meios naturais para equilibrar a libido

Pessoas que estão com índices baixos de libido podem tomar algumas iniciativas naturais para aumentar e melhorar a vida sexual. Primeiro é importante identificar o que está causando isso, para depois buscar uma solução.

Uma das dicas é apostar em alimentos que sirvam para estimular a circulação sanguínea, por exemplo, a semente de chia é uma boa comida para elevar a libido. O suco de açaí com guaraná é uma pedida refrescante e que serve para aumentar estes níveis. O chá de catuaba com salsaparrilha pode ser tomado três vezes ao dia e vai aumentar o seu desejo sexual.

São alimentos considerados afrodisíacos os mais indicados para este momento da sua vida. Insira no seu cardápio o abacate, chocolate, peixe gordo, chá verde, ovo de codorna e pimenta. Mas, não adianta comer só uma vez por mês e ficar achando que assim encontrará resultados positivos.

Exercícios podem aumentar a libido?

Quem pratica exercícios físicos encontra diversos benefícios, como por exemplo a redução do risco de doenças cardiovasculares, controle do peso e o combate a depressão e estresse. Além disso, existem algumas atividades que podem contribuir com o aumento da libido. Acontece que os exercícios liberam endorfinas, que geram mais bem-estar e condições afrodisíacas naturais.

Quem pratica de 15 e 20 minutos de atividades diárias pode aumentar os níveis de testosterona. E quando o exercício físico é realizado pouco antes do sexo, a libido tende a aumentar consideravelmente. Entre os principais exercícios estão:

– Corrida;

– Musculação;

– Caminhada;

– Ciclismo.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta