LUTA CONTRA A AIDS: Caminhada marca comemoração do dia mundial de luta

Participação é pequena mas serviu de alerta à comunidade

·
Atualizado há 7 anos

IMG_4852
(Foto: Ricardo Silveira).

Às 10 horas de ontem, a caminhada, organizada pelas secretarias de Saúde de União e Porto União, marcou o dia 1º de dezembro, data onde no mundo todo, as ações públicas são de luta contra à Aids.

No Vale do Iguaçu, o gesto teve uma participação pequena, porém, eficaz do ponto de vista pedagógico. É que a passagem do grupo, pelas principais ruas das duas cidades, serviu de alerta à comunidade de que sim, o vírus existe e sem cuidados, todos podem ser vítimas.

Conforme a chefe do setor de Epidemiologia de União da Vitória, nem os idosos tem escapado. “Percebemos que o número de casos entre este grupo tem aumento mas temos casos em todas as faixas etárias”, alerta. Na cidade, porém, a confirmação da doença ocorre entre, especialmente, maiores de 20 anos e mulheres. “Por isso a importância de se preocupar com a não-contaminação, de se cuidar, de fazer o Teste Rápido”, completa.

Sobre a caminhada, o secretário da Saúde de Porto União, Rogério Stasiak, comenta que  o dia de ontem foi especial, e útil para a conscientização. “Para nós nos preservarmos contra o vírus. É um dia importante para isso. De certa forma, estamos expostos ao vírus”.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987.