Mês de novembro começa com mais uma campanha de prevenção contra o câncer

Desta vez o foco são eles. A intenção é incentivar que os homens cuidem mais da próstata

·
Atualizado há 9 anos

Novembro-Azul-3Pode parecer um festival de cores. Agosto Azul, Outubro Rosa e, agora, Novembro Azul, mas tudo é por uma boa causa. Neste mês outra campanha de cores toma conta das Cidades Irmãs com o objetivo de destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e, de levar eles para dentro dos consultórios. “É cultural, homem não vai ao Posto de Saúde, não procura atendimento médico, eles resistem bastante”, comenta Jair Giraldi, secretário de Saúde de Porto União.

No município catarinense as atividades do Novembro Azul começaram a ser trabalhadas durante a última semana do Outubro Rosa e também Semana da Prevenção, quando no salão paroquial da Igreja Matriz de Porto União foram montados vários stands com atividades multidisciplinares sobre cinco tipos de câncer. Na ocasião o câncer de útero e de mama foram trabalhados junto com o câncer de pele, próstata e bucal.

Contudo, nesta semana, a Secretaria discute a possibilidade de expandir o horário de atendimento justamente para atrair a presença masculina nos postos de saúde. “Precisamos encontrar uma forma de trazê-los para o sistema e uma forma é facilitar o acesso”, explica Giraldi.  O secretário ainda comenta sobre a preocupação de realizar a campanha mas não oferecer o básico do atendimento para os pacientes. “Não basta só divulgação, mas, pessoal e materiais para realizar os exames. Me preocupa muito isso, nós precisamos disponibilizar aquilo que as pessoas precisam e o que elas precisam são de profissionais”, ressalta.

Ainda ontem, durante a tarde, uma equipe de Saúde estava reunida para discutir outras propostas para o Novembro Azul e, também, viabilizar os horários diferenciados de atendimento no município. Contudo, até o encerramento desta edição, nenhuma decisão havia sido firmada. Na edição de amanhã de O Comércio novidades serão publicadas.

Já do outro lado da linha, em União da Vitória, as ações do Agosto Azul continuarão sendo trabalhadas neste mês. Segundo Esther Müller, coordenadora das unidades de saúde, a Secretaria de Saúde priorizou o Agosto Azul, que é uma campanha vinculada com o Estado, diferente do Novembro Azul, que é uma ação do Ministério da Saúde. “Vamos continuar com as atividades contra o tabagismo, hepatite, sífilis e AIDS além da permanência do grupo de tabagismo.” As orientações são feitas nos postos de saúde e também em empresas.

Lembrando que qualquer dúvida ou exame podem ser feitos nos Postos de Saúde durante todo o ano.