Ministério da Saúde repassa R$593 mil para Atenção Básica biturunense

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Reprodução/Assessoria).
(Foto: Reprodução/Assessoria).

O Ministério da Saúde repassou nesta segunda-feira, 15, o valor de R$593 mil para a Fundação Municipal de Saúde de Bituruna. O valor foi destinado ao município por meio de emenda parlamentar feita pelo deputado federal Fernando Giacobo.

O recurso tem como destino o Piso da Atenção Básica (PAB) do Sistema Único de Saúde (SUS), e será utilizado para custeio. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Rodrigo Marcante, frisou a importância do recurso para a cidade. “As verbas para custeio são fundamentais para auxiliar em nosso orçamento, pois é com ela realizamos pagamento de médicos e manutenções, entre outros serviços em prol da população”, explica.

Piso da Atenção Básica (PAB)

Segundo a cartilha explicativa sobre os recursos financeiros do Sus, criada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 0 PAB consiste em um valor mínimo de recursos financeiros, destinados ao custeio de procedimentos e ações de assistência básica, tipicamente municipal.

Esses recursos costumam cobrir consultas médicas em especialidades básicas, atendimento odontológico básico, assistência pré-natal, pequenas cirurgias, entre outros procedimentos comuns no SUS.