Morador de Caçador é monitorado após estar em voo de brasileiro com coronavírus

Um homem de 62 anos – que não teve o nome divulgado – morador de Caçador está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele não apresenta sintomas da doença, mas estava no mesmo voo do brasileiro dignosticados com coronavirus.

Segundo informações do Portal Caçador Online, além do caçadorense os demais passageiros do voo que chegou no dia 21 de fevereiro no Aeroporto de Guarulhos (SP), estão sendo monitorados. O voo saiu da Itália – país com 14 mortes e 528 casos – com escala em Paris na França.

ORIENTAÇÕES SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA

Novo Coronavírus – nCoV-2019

Foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, com 305 mortes, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.

Sintomas

Os sintomas mais comuns entre os pacientes hospitalizados foram febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.

Medidas de Prevenção

  • lavar as mãos com água e sabão com frequência
  • evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
  • evitar contato próximo com pessoas doentes
  • ficar em casa quando estiver doente
  • cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

O consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida deve ser evitado. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme boas práticas de segurança alimentar.

 

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta