Moradores denunciam despejo de seringas e agulhas em União da Vitória

Material foi jogado às margens da rua Nossa Senhora do Rocio. Problema foi descoberto pelas crianças que brincavam no local

·
Atualizado há 3 anos

Flagrante foi divulgado no facebook de um morador de União da Vitória.

Moradores do bairro São Bernardo, em União da Vitória, encontraram seringas, agulhas e lancetas – que são pequenas agulhas finas de aço estéreis e de uso único, indicadas para penetração na pele – espalhadas em um terreno às margens da rua Nossa Senhora do Rocio.

O problema foi descoberto pelas crianças que brincavam no local. Um dos moradores nesta terça-feira, 15, informou a situação por meio das suas redes sociais. Disse que além dos riscos à saúde, os materiais também podem causar a contaminação do solo.

Sabendo do ocorrido, o Secretário de Saúde de União da Vitória, Fernando Ferencz, explicou que foi um descarte clandestino, ou seja, a origem do lixo ainda está sendo investigada para que sejam tomadas as providências cabíveis. Ao que tudo indica, foi um descarte inadequado de agulhas usadas no tratamento do diabetes.

“Uma equipe foi até o local para averiguar a situação. O material já foi recolhido e devidamente direcionado para um descarte seguro. O lixo foi jogado clandestinamente. A Secretaria de Saúde dispõe de uma empresa especializada que recolhe e, dá destinação correta para materiais dessa natureza”, afirma.

Vale lembrar que o contato com esse tipo de material pode transmitir doenças graves à população.

(Foto: Facebook ).

Orientações

– Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável;

– Nunca jogar o material no vaso sanitário;

– Quando o coletor ou o recipiente estiverem quase cheios (2/3 da sua capacidade total), recomenda-se fechá-lo.

Como descartar a seringa de insulina?

Cole o símbolo na embalagem de descarte e guarde-a em um local alto, seguro e livre do trânsito ou manuseio de outras pessoas e animais domésticos. No caso do descarte feito em um coletor especial — próprio para materiais com sangue e perfurocortantes —, é importante ficar atento ao momento de substituí-lo.