NA REGIÃO: 40 macacos mortos com suspeitas de Febre Amarela

São Mateus do Sul é a cidade que apresenta o maior número de investigações; 6ª Regional de Saúde orienta população a buscar vacinação

·
Atualizado há 4 anos

A 6ª Regional de Saúde de União da Vitória (6ª RS) apresentou na tarde desta terça-feira, 22, novo boletim sobre a situação epidemiológica da Febre Amarela na região. Até o momento, há o registro de 40 macacos encontrados mortos nos municípios de abrangência (Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória).

macaco
(Foto: Reprodução)

De acordo com a Enfermeira da 6ª RS, Adriana Moreira de Castilho, a cidade de São Mateus do Sul apresenta o maior número de investigações, sendo 12. A região é considerada um corredor ecológico.

Adriana
Enfermeira da 6ª RS, Adriana Moreira de Castilho

“Vale ressaltar que uma suspeita de contágio por febre amarela nos macacos deixa a população em alerta”, diz.

Até o momento, conforme a enfermeira, a Regional registrou um caso de Febre Amarela confirmada em Antônio Olinto e outro em São Mateus do Sul. Ainda, 7 casos descartados; 5 situações indeterminadas e 20 casos seguem em investigação.

Orientação

Segundo a enfermeira, Secretaria de Estado da Saúde orienta todos os municípios para realizarem estratégias de intensificação da vacinação seletiva, com prioridade nos municípios afetados e ampliados, como também nos municípios que compõem o corredor ecológico de circulação do vírus amarílico, por meio da busca ativa da população.

A profissional lembra que para prevenir casos da doença a vacinação preventiva é indicada para toda população entre nove meses de idade e principalmente para frequentadores e moradores de áreas rurais, pois o vírus circula predominantemente em locais silvestres.

E os macacos?

Adriana também comenta que os macacos não transmitem a doença.

“Eles são vítimas como os humanos e podem sinalizar a presença do vírus em determinada região”. As pessoas devem comunicar caso encontrem carcaças de macaco mortos, e é importante que o animal não seja tocado”.

Febre Amarela

É uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela. Na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas.