No interior atendimento médico é acompanhado de outros serviços de saúde pública

·
Atualizado há 9 anos

medico-interior-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Com o retorno das consultas médicas, na zona rural do município, também foram retomadas as ações preventivas em saúde pública. Junto do médico, se desloca a equipe que leva vacinas, confere carteiras de vacinação, orienta procedimentos, realiza exames e acompanhamentos nas pessoas atendidas pela Unidade de Saúde da localidade. Além de atender em domicílio, casos mais delicados, auxilia na marcação de serviços fora do município e repassa medicamentos.

“A enfermeira administra as vacinas do calendário básico de imunização, às crianças, adultos e idosos. Realiza a puericultura e acompanhamento das crianças até um ano. Faz a pesagem, avalia o crescimento e o desenvolvimento das crianças menores de um ano, conforme preconiza o Programa Mãe Paranaense”, explica a diretora de atenção primária e enfermeira da secretaria municipal de Saúde, Ester Muller.

No protocolo de cuidados com a saúde das mulheres é realizada a consulta de enfermagem, com exame preventivo, clínico das mamas, assim como, o planejamento familiar. A enfermeira solicita as mamografias de rastreamento, para mulheres com mais de 50 anos. Isso como foco a prevenção e diagnóstico precoce de possíveis anomalias. A profissional de saúde, também, visita pacientes, com dificuldade de mobilidade ou problemas de saúde que impeçam de deslocar-se até o posto, em suas casas.

No posto de saúde, ainda, é realizado o acompanhamento dos pacientes, a entrega dos medicamentos aos hipertensos e diabéticos e repasse de orientações sobre mudança de estilo de vida, com foco a alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Quando o médico da unidade solicita exames e consultas com especialista, a enfermeira fica com essa documentação e encaminha os procedimentos, agendando e retirando as guias. Na semana seguinte, repassa ao munícipe. “Faz tudo isso para que o paciente não precise vim até o centro. Posteriormente, entrega o encaminhamento e informa tudo que ele precisa fazer”, acrescenta Ester.

O atendimento médico para o interior segue o seguinte cronograma, sempre pela manhã nos postos de saúde das localidades:

– às segundas-feiras: 8h30 no Pinhalão e às 9h30 no Palmital do Meio.

– às terças-feiras: Rio Vermelho às 8h30 e Faxinal dos Marianos às 10h;

– às quartas-feiras: 8h30 na Barra do Palmital;

– às quintas-feiras: 8h30 no Rio Vermelho;

– às sextas-feiras: 8h30 São Domingos.