NOVEMBRO AZUL: Laço muda de cor para chegada de nova campanha

Com o encerramento do Outubro Rosa, Secretaria da Saúde de Porto União prepara mês de incentivo à saúde do homem

·
Atualizado há 9 anos

lacorosa-campanha-novembrorosa
Cores já mudaram em vários endereços: mescla une saúde da mulher e prevenção às doenças do homem

Quem passeia por Porto União logo percebe que algo está diferente no famoso laço rosa adotado pela campanha de prevenção ao câncer que mais acomete as mulheres. Parte dos emblemas está azul, apenas no lado catarinense. É que por lá, dentro do calendário do Estado, que o mês de novembro ganha a cor masculina, um incentivo à saúde do homem. Assim, aos poucos, os laços mesclam suas cores.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde municipal, a troca ocorre em todos os 20 laços doados pela pasta. A ação é pioneira, ajuda na contenção de gastos e deve ser adotada todos os anos, a partir de agora. “Criamos um calendário que incentiva a saúde do homem entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro”, explica Ilse Simioni. “Essa mudança é para que a população se acostume. A gente vai trabalhar em um mês com as duas campanhas”, justifica.

Além da decoração rosa-azul, o Novembro Azul vem acompanhado de ações práticas. No sábado, 24, por exemplo, acontece o dia “D” de prevenção à saúde da mulher e, também, “deles”. A ação é conjunta com União da Vitória – que vai manter as unidades de saúde abertas – mas em Porto União garante o funcionamento das 9 às 17 horas, dos postos central e dos bairros Santa Rosa, São Bernardo, Vice King e São Pedro. Ainda, no dia 30, acontece a caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul. A concentração é às 15h30 na prefeitura. O “passeio” motivacional segue pelas ruas principais do centro até a Praça Hercílio Luz.

Em 2014

A participação dos homens foi tímida. De acordo com Ilse, eles ainda parecem resistentes. Mas, não há o que temer. Para este ano, por exemplo, as ações de orientação sugerem apenas o cuidado com a alimentação, o incentivo à prática regular de atividades físicas e a consulta regular ao médico de confiança.