Óbito por Febre Amarela confirmado em Joinville, alerta moradores

·
Atualizado há 5 anos

febre amarela-canoinhas
(Foto: Divulgação/Canoinhas)

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmou que um paciente de 36 anos, residente em Joinville (SC), morreu em decorrência da Febre Amarela. A morte foi registrada em 12 de março deste ano.

Santa Catarina não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966. O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Como se tratava de um óbito suspeito de febre amarela, foi realizada uma investigação conjunta entre a Gerência Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville utilizando o Protocolo de Investigação de Óbitos Febre Amarela do Ministério da Saúde (MS).

Os resultados da investigação epidemiológica, aliados à confirmação laboratorial do caso, atestam o primeiro caso autóctone (contraído no próprio município) com óbito por febre amarela registrado no estado. A Dive/SC estará realizando a coleta de vetores no município na próxima semana e a equipe de vigilância epidemiológica do município deve realizar a vacinação de casa em casa no raio de 300 metros do Local Provável de Infecção (LPI).

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas reforça o alerta para que todos se vacinem. Canoinhenses que não estão imunizados contra a febre amarela precisam tomar a vacina.

“A situação é preocupante, pois além da confirmação da existência do vírus da febre amarela na cidade de Antonina, no Paraná, que fica a 250 quilômetros de Canoinhas, agora tivemos este óbito em Joinville, distante 180 quilômetros daqui”, observa a secretária de Saúde, Zenici Dreher.

Canoinhas está localizada em área geográfica que possui um corredor ecológico onde existe risco elevado de proliferação do vírus da febre amarela e por isso a necessidade da intensificação. “O objetivo principal da ação é prevenir doenças e proteger a nossa população”, explica.

febre amarela-canoinhas-2
(Foto: Divulgação/Canoinhas)

A vacina é indicada para toda população entre nove meses até 60 anos de idade e principalmente para frequentadores e moradores de áreas rurais, trilhas, áreas de matas porque o vírus circula predominantemente em locais silvestres. Cada pessoa deve procurar a sua unidade de saúde referência para tomar a vacina.

Desde o mês passado a Secretaria de Saúde adotou uma nova estratégia de vacinação no município de Canoinhas especialmente para a população que reside na área rural. Toda última semana do mês uma vacinadora está acompanhando os serviços nas Unidades de Saúde da região interiorana. Além da vacina da febre amarela, a população pode tomar outras vacinas para atualizar a caderneta.

Quem já tomou uma dose de vacina contra Febre Amarela está protegido e não há necessidade de nova dose.