OUTUBRO ROSA: Caminhada “do rosa” toma as ruas do Vale

Entidades e associações pedem mais atenção com a saúde da mulher

·
Atualizado há 8 anos

IMG_1868
(Fotos: Ricardo Silveira).

Um mar de rosa. Foi assim a caminhada do Outubro Rosa, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), em União da Vitória. Entidades e associações se uniram ontem pela manhã para marcar mais uma ação da Casa Bebel em prol da saúde da mulher. Mais de 150 pessoas caminharam pelas principais ruas do Vale do Iguaçu. Secretarias de Saúde de União e Porto União também caminharam juntas pela causa.

O trajeto seguiu o roteiro dos anos anteriores, passando pela Manoel Ribas, Prudente de Moraes, Rua Sete de Setembro até chegar na Praça Hercílio Luz, em Porto União. Por lá, teve sorteio de brindes e a “união do rosa”. “Esse movimento é para trazer a cor rosa como um recado para que a mulher se cuide”, pede a presidente da Rede, Márcia Martins. “Nossa comunidade é muito parceria. O evento foi forte, grande e bonito”, sorri.

Ainda sobre as parcerias, Márcia fala que não seria possível tanto engajamento se não fosse por elas. “Nossa comunidade é muito parceira. Nossas cidades têm um toque especial porque todo mundo colabora”, comemora.

Essa união e apoio também refletem na melhoria dos trabalhos da Rede. “A população estando junto, mostrando que estão conosco nesses movimentos, nós temos mais força quando vamos aos gestores de Saúde pedir mais exames”, argumenta Marcia.

Ainda segundo a presidente a ideia é realizar mais “Dias D” em prol da campanha. Apesar de agora o movimento estar caminhando para o Novembro Azul, que assim como o Outubro Rosa, leva na cor o pedido de cuidado com a saúde do homem.

IMG_1843Mas, ainda com relação a saúde da mulher, a campanha está indo muito bem, obrigado. Conforme a presidente, os pedidos de mamografia têm aumentado nas Unidades de Saúde. Lembrando que o Sistema Único de Saúde de União da Vitória possui cotas para esse tipo de exame, além de todas as Unidades de Saúde da cidade realizar coletas de preventivo no esquema de “livre demanda”, ou seja, é só a mulher chegar e pedir pelo exame que sairá de lá com ele pronto.

Em Porto União

Do lado catarinense da linha o “Dia D” da campanha foi dividido em duas datas. A primeira ocorreu em conjunto com União da Vitória, no dia 8. Na ocasião a adesão à campanha foi baixa, comparado com o ano passado. Contudo, os pedidos de exames foram feitos e as mulheres que foram, conseguiram realizar o exame preventivo.

Naquele sábado, os postos do Bairro São Pedro e Vice King foram os únicos que ficaram abertos até às 17 horas. Já os próximos dias, 21, 22 e 25, serão dos bairros Santa Rosa, São Bernardo e a Unidade da área central – respectivamente.

IMG_1804A ideia da Secretaria de Saúde é realizar ainda mais exames rápidos e pedidos de mamografia. No primeiro “Dia D” em Porto União, foram 112 preventivos coletados, 228 testes rápidos e 51 solicitações de exames de mamografia.

Com isso, o pedido da pasta é que as mulheres compareçam aos postos. “O Dia D foi no sábado, mas a campanha é durante todo o mês. É muito importante para todas as mulheres manterem o preventivo em dia, para prevenção do câncer de útero e de mama”, alertou, na época, a enfermeira Luciana Sidor. “Ao menos uma vez ao ano a mulher precisa comparecer ao ginecologista”, reforça.

Durante a campanha

Os testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis, além de HIV, também são oferecidos na Rede Pública de Saúde.