Outubro Rosa: Camuflagem do bem

Túnel Rosa esconde consultório e militantes defendem combate ao câncer

·
Atualizado há 11 anos

Por Mariana Honesko

outubro-rosa (2)
Túnel esconde consultório que fará atendimentos inclusive no sábado (Mariana Honesko/Jornal O Comércio)

Quem passar pela Praça Hercílio Luz nesta semana vai encontrar algo a mais em um dos cartões-postais mais famosos de Porto União. Até sábado a equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde mantém por lá o túnel rosa. A iniciativa, um apoio ao Outubro Rosa liderado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer nas Cidades Irmãs, convida as mulheres para uma breve visita.

Quem aceita, descobre mais do que uma luz no fim do túnel. Na última etapa do corredor, um consultório foi montado. Protegido de qualquer visibilidade externa e bastante aconchegante, o espaço é especial para quem trabalha o dia todo e não tem tempo para procurar as unidades de saúde. Além de estar na área central, o consultório vai funcionar até às 19 horas. Na onda da prevenção contra o câncer, ele oferece a coleta de material para o preventivo, orientações sobre o autoexame e para quem tem mais de 40 anos, o encaminhamento para a mamografia. “Este já é o segundo ano em que realizamos a campanha e gostaríamos muito que as mulheres viessem para a praça, que fizessem o exame”, convida a enfermeira Ilse Simioni.

O movimento da praça deve ficar ainda mais interessante na noite desta quarta-feira, 15. A partir das 18 horas a equipe promove o “Final de tarde rosa”, cuja participação de músicos promete deixar o dia mais animado. O repertório é voltado ao público feminino. “Mas nós convidamos toda a comunidade para participar”, sorri a enfermeira.

outubro-rosa (3)
Equipe de enfermagem de Porto União espera adesão especialmente das mulheres trabalhadoras (Mariana Honesko/Jornal O Comércio)

Ao longo da semana, além da equipe para a realização dos exames de prevenção do câncer, outros grupos de saúde devem participar. Mesmo quem não participe dos exames pode tirar suas dúvidas sobre outros assuntos. Todos os serviços assim como o show de quarta-feira, são abertos ao público e gratuitos.

Mobilização é apoiada pela prefeitura

O prefeito e o vice-prefeito de Porto União também participaram das atividades promovidas nesta terça-feira, 15. Anízio de Souza e Aloísio Salvatti estiveram na cerimônia de abertura das atividades na Praça Hercílio Luz. Em seus discursos, eles parabenizaram a iniciativa e defenderam a prevenção como aliada dos trabalhos públicos voltados à saúde. Anízio, inclusive, elogiou os homens que também se vestiram de rosa. “Quero parabenizar também toda a rede e todas as entidades que estão envolvidas nesta atividade. Vamos passar a informação para frente para que as pessoas aproveitem a oportunidade”, disse, convidando para a realização do preventivo. “Desejo que todos tenham um ótimo trabalho nestes últimos dias do mês. Vocês realmente fazem a diferença”, elogiou Salvatti.

Mais de 300

GEDSC DIGITAL CAMERA
Turma do combate: desfile chamou a atenção para a prevenção do câncer (Jair Piloto Nunes/Jornal O Comércio)

Durante parte da manhã desta terça-feira, a passeata em prol da prevenção, organizada pela Rede Feminina, mobiliou um batalhão de militantes da causa. Usando o rosa como bandeira, o grupo percorreu algumas das principais ruas de União da Vitória e Porto União. Mulheres, estudantes, profissionais da saúde e vários homens saíram às ruas: ao todo, foram mais de 300 envolvidos. A Banda Marcial da Escola João Fernando Sobral, de Porto União, também participou e animou o movimento.

Preventivo para quem?

O preventivo é destinado para mulheres em idade fértil, que já iniciaram sua vida sexual e tem até 59 anos. No dia da coleta a mulher não pode estar menstruada e o ideal é que evite relação sexual no dia anterior. O resultado do exame será entregue em 30 dias na Secretaria da Saúde.

Túnel rosa aberto à comunidade

Até sexta – das 8h30 às 19 horas;

Sábado – das 8h30 às 13 horas;

GEDSC DIGITAL CAMERA
Jovens e até homens participaram da caminhada em prol da prevenção: mais de 300 nas ruas

Dentro da programação da Rede Feminina de União da Vitória, pelo menos mais dois grandes eventos estão previstos. Um deles será no dia 18, na Uniuv, a partir das 8h30. Na ocasião, profissionais do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), de Florianópolis, conversam com a comunidade. O evento é gratuito. Já no dia 31, a campanha do mês termina com um Happy Hour, a partir das 18h30, no Clube Concórdia.