Paraná confirma primeiro caso de varíola dos macacos, diz Sesa

·
Atualizado há 2 anos

O Paraná confirmou neste domingo, 3, o primeiro caso de varíola dos macacos causada pelo vírus monkeypox. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o paciente é um morador de Curitiba de 31 anos com histórico de viagem para São Paulo entre 16 e 18 de junho.

As amostras de exame do paciente foram analisadas pelo laboratório nacional de referência para a doença. Outros dois casos suspeitos da varíola no estado permanecem em investigação.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, o paciente com caso confirmado buscou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com febre e alergia de pele no dia 24 de junho. Ele foi encaminhado para um hospital e fez a coleta de exames em uma área isolada.

Até a publicação desta reportagem, não havia novas informações sobre o estado de saúde dele.

Na última divulgação, a Secretaria Municipal de Saúde havia afirmado que o homem passava bem e estava isolado em casa. Pessoas que tiveram contato com o paciente estavam sendo monitoradas.

Conforme a Sesa, a varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

De forma geral, a doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Entre os sintomas da varíola dos macacos estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (íngua), calafrios e fadiga.

A doença já foi confirmada em outros estados do Brasil, como São Paulo.