Profissionais das Unidades de Saúde realizam atendimento especial às mulheres

·
Atualizado há 11 anos

No dia 8 de março foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, data lembrada pela luta pela igualdade de condições trabalhistas entre os gêneros. Além desta luta, a administração municipal de União da Vitória sugere que esta data também seja dedicada aos cuidados com a saúde. Por isso, durante todo o mês, os profissionais das Unidades de Saúde preparam um atendimento especial para ‘elas’.

O convite é para que as mulheres procurem a Unidade de Saúde mais próxima para realizarem, principalmente, aqueles exames periódicos como o exame clínico das mamas, a mamografia de rastreamento e o citopatológico (preventivo de câncer de colo de útero).

Para mulheres com mais de 50 anos, além do exame clínico das mamas é necessária a realização de mamografia de rastreamento. A orientação do Ministério da Saúde, é que esse exame seja feito a cada dois anos.

Quanto a coleta de preventivo de colo de útero, o foco são mulheres entre 25 e 64 anos. Para realizar a coleta é necessário seguir algumas orientações. Não estar menstruada e fazendo uso de pomadas e cremes vaginais, não ter relação sexual dois dias antes do exame e não realizar ducha higiênica no dia da coleta.

As mulheres que têm filhas entre 9 e 11 anos também podem levá-las para receber a dose de vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). O HPV é chamado de vírus de papiloma, porque alguns tipos de HPV causam verrugas ou papilomas, que são tumores não cancerosos.

Neste mês ocorre o atendimento especial às mulheres, mas elas podem procurar as Unidades de Saúde em qualquer dia e solicitar os exames.

Só lembrando que, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. A detecção precoce é a melhor maneira de garantir a sobrevida de um paciente com qualquer patologia. Ela pode representar a eficácia no tratamento, até a cura do paciente.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!