
Em Mallet, os fumantes que precisam de auxílio para se livrar do vício podem buscar ajuda no programa municipal antitabagismo. Na quinta-feira (06/08), o terceiro grupo de pacientes iniciou o tratamento contra o vício. O programa é desenvolvido pela prefeitura de Mallet, através da secretaria municipal de Saúde.
“Iniciamos este trabalho em 2014 e já temos dezenas de pacientes que se livraram deste vício”, conta a enfermeira Emanueli Neuls, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
A inciativa oferece consultas, tratamento, medicamentos e acompanhamento gratuitos, além de sessões em grupo com psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e terapeutas, que oferecem apoio e orientações aos pacientes.
A enfermeira destaca que deixar de fumar previne o surgimento de diversas doenças, a exemplo de tumores e problemas respiratórios, como pneumonias, enfisemas e cânceres, bem como doenças cardíacas e circulatórias.
“O nosso objetivo é que cada vez mais pessoas consigam deixar o vício, melhorando sua qualidade de vida e a das pessoas com as quais convivem. Quem tiver interesse de participar pode nos procurar na sede da secretaria municipal de Saúde”, diz a enfermeira.