SAMU: Operação volta ao normal na próxima semana

Garantia é do secretário da Saúde de Porto União. No momento, apenas situações extremas fazem carro sair da garagem

·
Atualizado há 10 anos

SamuX-X1
Unidade, de acordo com levantamento, atende até 80 chamadas por mês em Porto União

Parada há quase um ano, a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve entrar em operação novamente na próxima semana. A garantia é do secretário da Saúde, Rogério Stasiak. Conforme ele, os problemas envolvendo ajustes na equipe e no seguro do carro (que vai custar cerca de R$ 3,5 mil por ano à Administração) já estão resolvidos. Ambas as situações impediam a circulação da ambulância. “No meio da próxima semana, acredito, o Samu já estará funcionando”, confirma o chefe da pasta.

Nesta semana, contudo, moradores do Bairro São Pedro confirmaram o trânsito e atendimento da unidade. Mas, Stasiak garante: apenas casos extremos fazem o carro deixar a Secretaria da Saúde. Ele desconhece a ação mencionada pelos moradores. Antes, sugere um equívoco. “As duas ambulâncias, a nossa e a do Samu, são idênticas. O que diferencia é a identificação do carro do Samu”, diz.

Como funciona

O Samu é um serviço tripartite no qual o Governo Federal, Estadual e Municipal participam na manutenção e funcionamento. Mesmo assim, a unidade local é independente. Todos os atendimentos são solicitados exclusivamente por meio do número 192, onde um Médico Regulador conversa com o solicitante, analisa e decide pelo melhor recurso a ser utilizado no atendimento do paciente.

Os recursos para manutenção são repassados mensalmente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde e cada município fica responsável pela gestão. O valor gira em torno de R$ 13 mil, e só pode ser utilizado para o Samu. A unidade de Porto União conta com 12 funcionários e atende, quando ativa, cerca de 80 ocorrências por mês.

Chamando o socorro

Outra mudança no funcionamento da unidade envolve a chamada de emergência. Hoje quem liga no 192 tem seu chamado atendimento em Curitiba, que transfere o pedido para Joinville. Só em Santa Catarina é que ocorre o atendimento, de fato. Embora rápido, esse vai e volta telefônico, deve ser melhorado. Conforme Stasiak, iniciativa da própria direção do Samu é transformar as ligações e essa troca de telefonemas em comunicações mais informações, numa espécie de ramais. “Nós não temos como fazer isso, mas a direção do Samu sim, que está providenciando a troca do DDD para facilitar o pedido de ajuda”, explica.

Porto União é a única cidade em Santa Catarina que mantém o DDD 42 para ligações interurbanas. No restante do Estado, os códigos 47, 48 e 49 são utilizados. O uso do 42 acompanha o perfil de União da Vitória, cidade vizinha, de limite, porém paranaense. Assim, quem acessa o 192, número nacional para pedido de ajuda ao Samu, precisa aguardar na linha e posicionar seu endereço digitando outros números. Porém, às vezes, nem sempre a ligação é completada e onde tudo precisa dar certo, não dá.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!