Saúde organiza sistema integrado e informatizado de dados em todo o setor

·
Atualizado há 9 anos

Nesta semana, a Prefeitura de União da Vitória recebeu 25 impressoras multifuncionais e 23 microcomputadores, com conjunto de periféricos, para repasse aos Postos de Saúde e demais departamentos ligados ao setor. O investimento totaliza R$ 76.568,00 e tem como fator prioritário organizar dados relativos aos serviços prestados e pacientes atendidos, via sistema Consulfarma contratado pelo município para o gerenciamento e integração de dados. Todo registro reflete diretamente no acréscimo de futuros repasses e permitirá emissão de receitas com código de barras.

Na gestão em saúde, conforme o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, é fundamental cada recurso conseguido. “Esses registros geram retorno financeiro, cada informação prestada garante mais repasses”, salienta o prefeito. “Disso a importância de termos computadores nos postos de saúde para os servidores alimentem o sistema com esses dados”, frisa.

“É parte do conjunto de melhorias para atender, da melhor forma possível, nossos pacientes. Os computadores vão permitir que os médicos, e demais profissionais, alimentem esse sistema com as informações relativas às pessoas atendidas, tipo de medicação e procedimentos executados. Tudo ficará registrado no prontuário”, explica o secretário de Saúde, Maurício Schewinski.

Além disso, os equipamentos permitem que seja emitido, posteriormente, o receituário com código de barras. “O cidadão vai se dirigir até uma farmácia e o medicamento será indicado pelo leitor óptico do estabelecimento, conforme foi prescrito pelo médico. Dando maior confiabilidade frente ao remédio indicado e adquirido”, acrescenta Maurício. “A ideia é adquirir, mais computadores e impressoras, e trabalhar na busca efetiva de melhorias, em breve”, observa.

Ao paciente, o benefício maior é o histórico elencado ao seu prontuário. Independentemente de ser atendido nas unidades de saúde ou emergência, bem como por especialistas do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) – que usa o mesmo sistema –, as indicações de medicamentos, conduta, exames solicitados e procedimentos estarão à disposição de multiprofissionais. Sempre, num atendimento posterior, o médico, por meio dos registros anteriores, saberá tudo que ocorreu com o cidadão, tornando o atendimento mais eficiente, melhor acompanhado e mais cuidadoso. “Sem dúvida, o maior beneficiado é o nosso munícipe”, frisa o secretário.