Secretária de saúde busca padronizar remédios em General Carneiro

Secretaria Municipal de Saúde de General Carneiro deverá oferecer cerca de 300 tipos de medicamentos gratuitamente

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

O Secretário Municipal de Saúde de General Carneiro, Jean Fagundes se reuniu na manhã desta quinta-feira 17, com os médicos; Dr. Gledemir, Dr. Nelson, Dra. Jucelia e Dr. Geovane, com objetivo de melhorar a distribuição dos remédios nas unidades de saúde do município. Também participaram da reunião a enfermeira Kely a farmacêutica Janice e o responsável pela farmácia municipal Thiago.

Entre as ações que estão sendo implantadas, constam a revisão de todo o sistema de logística de aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos para a população essas medidas serão tomadas para que todos os profissionais de saúde e usuários do sistema conheçam a relação de medicamentos padronizados que estejam disponíveis no momento em que a população precisar.

Em breve a Prefeitura vai disponibilizar gratuitamente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de General Carneiro cerca de 300 tipos de medicamentos escolhidos com critérios específicos de estudo para que possam ser remédios eficazes e seguros no tratamento das principais doenças que acometem a população. Eles serão referendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e outros laboratórios credenciados.

Para o secretário de Saúde Jean Fagundes, além da mudança administrativa e técnica “é preciso saber acolher o problema do paciente encaminhando junto ao profissional médico a melhor solução: manter ou substituir a prescrição, sempre disponibilizando o máximo possível de informação à equipe médica para que eles possam utilizar de fato os medicamentos disponíveis na rede municipal”.

Sobre as eventuais faltas de medicamentos, Fagundes ressaltou que “primeiro é preciso saber se o médico prescritor é da rede pública. Na rede publica só se atende o receituário gerado na própria rede. Nos casos de paciente que precisa de um medicamento específico que não conste da relação, dependendo de cada caso e da justificativa do requisitante, a secretaria faz a compra do produto”.

A padronização deste procedimento deve acontecer nos próximos dias com a capacitação de todos os profissionais que estão na farmácia da rede municipal e para os médicos em relação à prescrição dos medicamentos.

Além de a Prefeitura ter transparência na compra de medicamentos por processo licitatório, gerando economia de recursos aos cofres públicos, a quantidade normalmente é planejada para abastecer a farmácia municipal por um período de 12 meses, garantindo que o estoque seja suficiente para atender a demanda do município.

Por isso, ao se consultar, lembre-se que vários medicamentos estão disponíveis para você gratuitamente na rede pública de saúde Carneirense.