Secretaria de Saúde promove capacitação sobre parada cardiorrespiratória

·
Atualizado há 9 anos

paradacardiorrespiratXXria-uniaodavitoria-capacitacao
(Foto: Assessoria).

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória: médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; participaram, nesta segunda-feira (29/06), de aula prática sobre procedimentos de emergência frente às paradas cardiorrespiratórias. O evento teve o médico cardiologista e intensivista, Dr. Pedro Müller, como palestrante e englobou atividades de simulação aliadas ao ensino prático. A ação foi realizada no laboratório das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu), com nova etapa programada para a próxima segunda-feira (06/07).

Dr. Pedro Müller explica que o atendimento correto, frente à ocorrência de parada cardiorrespiratória, aumenta em até 300% a chance de o paciente superar o estado crítico, contudo são poucos minutos para resolver. Quatro a cinco têm eficácia de cerca de 70%. “A cada minuto que passa, depois do quinto, eu perco 10%. Ou seja, se eu comecei atender o paciente com três minutos tenho 70%, com oito apenas 30% de chances”, relata. Segundo ele, o protocolo de atendimento é indispensável para manter o paciente vivo e, além disso, evitar lesões cerebrais.

Sobre o treinamento, o médico salienta que, apesar de não ser corriqueiro no dia a dia da unidade básica e sim habitual em locais de emergência e urgência, é indispensável para atender de forma rápida e correta. “Não dá tempo de pensar em como atender, por isso é fundamental esse treinamento para estarem preparados, caso ocorra com um paciente da localidade”, completa. Os procedimentos adequados visam proteger o estado físico do paciente e evitar sequelas que podem até comprometer os movimentos, entre outros problemas irreversíveis.

O cardiologista Dr. Pedro Müller, dentro da sua experiência em atendimentos relativos aos casos de paradas cardiorrespiratórias, ressalta que o convívio com tais procedimentos permite levar o conhecimento prático e compartilhar com demais profissionais, dando subsídios a eles. Sobretudo, para evitar problemas no coração, o médico orienta a realização frequente de exercícios físicos e alimentação saudável, entre outras ações preventivas. Sobre os exames (check up), Dr. Pedro entende que deve ocorrer após os 40 anos, desde que a pessoa esteja em condições normais de saúde.

As duas etapas dessa capacitação são sendo organizadas pela enfermeira do Pronto Atendimento (PA) 24h, Eliani Aparecida Winhar Krug, com objetivo de manter a equipe atualizada e segue ciclo de palestras que visa abordar diversos outros assuntos, relativos a procedimentos e ações diárias com que os servidores se deparam diariamente. O objetivo de realizar em duas datas é para possibilitar a participação de todos os profissionais, mesmo aqueles que atuam em regime de plantão.