A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu consulta pública para avaliar a incorporação do sotatercepte ao SUS para o tratamento de adultos com hipertensão arterial pulmonar (HAP). As contribuições podem ser enviadas pela sociedade civil e pela comunidade médica até 17 de agosto.

A proposta foi apresentada pelo fabricante do medicamento e prevê o uso do sotatercepte em pacientes adultos com HAP nas classes funcionais III ou IV, segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), e com risco de mortalidade intermediário a alto.
O tratamento seria indicado para pacientes em terapia dupla que apresentem intolerância às prostaciclinas ou para aqueles que estejam em terapia tripla, com o sotatercepte associado aos medicamentos já utilizados.
Segundo a Conitec, o medicamento atua em uma via relacionada ao crescimento das células dos vasos sanguíneos. Na hipertensão arterial pulmonar, alterações nesse mecanismo podem contribuir para o estreitamento dos vasos responsáveis por levar o sangue do coração aos pulmões.
Doença é rara e pode comprometer o coração
A hipertensão arterial pulmonar é uma doença rara, crônica, progressiva e grave. Ela provoca o aumento da pressão nos vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para os pulmões.
Com a elevação da pressão, o lado direito do coração precisa fazer mais esforço para bombear o sangue. Ao longo do tempo, essa sobrecarga pode comprometer o funcionamento cardíaco e reduzir a capacidade do paciente de realizar atividades do dia a dia.
Os principais sintomas incluem falta de ar, cansaço, tontura, dor no peito, desmaios e dificuldade para realizar atividades habituais.
Em quadros mais avançados, a doença pode evoluir para insuficiência cardíaca, comprometendo o funcionamento do coração e podendo levar à morte.