União da Vitória adere a Semana Mundial da Amamentação

A Campanha tem como objetivo incentivar as mães a alimentarem seus filhos com leite materno, em vez do leite industrializado

·
Atualizado há 9 anos

O leite materno é considerado o alimento mais importante para o bebê durante os seus primeiros meses de vida. Para incentivar essa prática, foi criada a Semana Mundial da Amamentação (SMAM). A ação ocorre de 1 a 7 de agosto e tem como objetivo incentivar as mães a alimentarem seus filhos com leite materno, em vez do leite industrializado.

A Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA), uma rede que abriga organizações e indivíduos, que acreditam na amamentação como um direito de todas as mulheres e crianças, define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na SMAM. O tema da SMAM 2015 é “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”.

Essa campanha é aderida pelo município de União da Vitória e, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde trabalham no planejamento das ações.

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Limeira, promovem uma ‘Roda de Conversa’, com as gestantes e mães que já estão amamentando, na quarta-feira, 05, às 14 horas, no Centro Comunitário. O objetivo é promover a troca de informações e experiências.

Na Unidade do Bairro  Nossa Senhora da Salete será realizada, no dia 07, às 15 horas, na sala de catequese da Igreja, encontro com as gestantes e puerperas, para intensificar as orientações. Na ocasião, o grupo de teatro Prevart fará uma apresentação relacionada ao tema.

No mesmo dia e horário a equipe do Setor de Ginecologia e Obstetrícia, localizado a área central, repassa informações ao público alvo da Campanha.

Conforme a diretora de Atenção Primária, Ester Muller, nascem no município de União da Vitória, em média 80 crianças por mês.  “Por isso, é fundamental que todas as gestantes e as mulheres com crianças de até um ano participem dos encontros e recebam às informações. Esse tema é muito importante,  principalmente, porque muitas mães têm que voltar ao trabalho durante este período de amamentação”, defende.