Unidades Básicas de Saúde oferecem grupos de ajuda contra o tabagismo

No final de setembro, novos grupos de apoio à fumantes que querem parar de fumar iniciarão em nove UBS do município

·
Atualizado há 5 anos

Atualmente, 120 pessoas participam dos grupos (Foto: Divulgação/Prefeitura de União da Vitória).
Atualmente, 120 pessoas participam dos grupos (Foto: Divulgação/Prefeitura de União da Vitória).

O dia 29 de agosto é lembrado como Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data é instituída por lei, com o objetivo de conscientizar sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo. Neste ano, o tema da campanha é “Tabaco ou saúde – o uso no narguilé”.

A Prefeitura de União da Vitória está oferecendo um programa gratuito para ajudar fumantes que querem parar de fumar. Atualmente, 120 pessoas já participam das ações. Os grupos são realizados a cada quadrimestre, e tem início com reuniões semanais. Já no segundo mês, os encontros passam a ser quinzenais, e finalizam em sessões mensais, até a manutenção.

 

Enfermeiras e médicos que trabalham nos grupos devem passar por uma capacitação específica certificada. Eles avaliam a necessidade da utilização de medicamentos.

“Em alguns casos, nas primeiras sessões o ministério da saúde disponibiliza adesivos de nicotina e Bupropiona, o que auxiliará na compulsão e vício”, afirma a farmacêutica e coordenadora do programa, Vanessa Bostelmann.

União da Vitória é uma das cidades da região que possui a maior quantidade de grupos abertos e de interessados em iniciar o tratamento. Os resultados do programa também seguem a mesma linha. A maioria dos participantes deixa de fumar.

“Grande parte dos participantes conseguem deixar o vício, o que indica que a abordagem utilizada está sendo efetiva e nos deixa realizados e orgulhosos. Como exemplo, em uma unidade, de quinze pacientes que iniciaram o programa onze deixaram o tabagismo, totalizando um percentual de 73,3% de sucesso”, destaca Vanessa.

Novos grupos serão iniciados no fim do mês de setembro. O programa será realizado nas seguintes UBS: Conjuntos, Cristo Rei, Josmar Babi, Limeira, Sagrada Família, São Sebastião, São Brás, Salete e Rocio. Os interessados devem entrar em contato com os postos de saúde.