
Um vídeo divulgado pelo Hospital Santa Casa de Ponta Grossa emocionou a cidade ao mostrar a despedida de Eduardo Wazne Pedroso, de 16 anos. Após a constatação de morte cerebral, a família do adolescente decidiu autorizar a doação de órgãos, permitindo que três pacientes recebessem rins e fígado. (Assista o vídeo no final da reportagem).
No registro, familiares e colaboradores do hospital prestam homenagem a Eduardo no “Corredor da Honra”, em um momento de silêncio, lágrimas e gratidão.
“Quando se doa, a vida renasce. O gesto de amor da família transforma dor em esperança”, destacou a instituição.
Eduardo havia sido internado dois dias antes, com dor de ouvido e fortes dores de cabeça, e diagnosticado com meningite. Sua situação mobilizou a cidade, com correntes de oração em igrejas e redes sociais.
A doação foi possível porque a infecção havia sido controlada, permitindo que os órgãos fossem aproveitados. O sepultamento ocorreu no sábado (20), em cerimônia anunciada pelos familiares nas redes sociais.
Doação de órgãos no Paraná
No Brasil, a doação de órgãos só é realizada com autorização da família, mesmo quando o paciente manifesta vontade em vida. Profissionais do Sistema Estadual de Transplantes (SET) conduzem o processo, ajudando o Paraná a manter um dos menores índices de recusa familiar do país: 31% no primeiro semestre de 2025, contra 45% na média nacional.
O caso de Eduardo reforça a importância da doação de órgãos, que transforma perda em esperança para outras vidas.