27º Batalhão da Polícia Militar digitaliza sistema de comunicação

Principal objetivo é usar a tecnologia a favor da segurança. Batalhão de União da Vitória foi o terceiro do estado a implantar a novidade

·
Atualizado há 4 anos

O 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória que abrange 11 municípios da região, recentemente digitalizou seus canais de comunicação. Ou seja, os rádios analógicos foram substituídos por equipamentos digitais.

O diferencial segundo o Tenente Coronel Jôas, comandante da unidade é segurança, agilidade e qualidade na comunicação.

“Temos agora acesso restrito, melhor nitidez na frequência, maior alcance com uma qualidade de comunicação de 100%”, enfatiza.

Além do 27º, outros três batalhões do estado estão operando desta maneira. Os equipamentos foram substituídos e as novas viaturas que chegaram recentemente vieram com os novos rádios.

Segundo Joâs, em algumas ocorrências mais longínquas os policiais perdiam o contanto com a corporação. Agora, segundo ele, isso não irá mais acontecer. “O sistema vai ajudar principalmente em ocorrências mais graves, como assaltos, arrombamento de caixas eletrônicos, a comunicação vai chegar em tempo real, e o fator surpresa vai ser determinante para essas abordagens”.

Os equipamentos foram distribuídos aos municípios e estão funcionando. Além dos recursos estaduais, o Conseg – Conselho de Segurança Municipal de União da Vitória disponibilizou verba para a instalação.

Além disso, a comunicação da PM não poderá mais ser rastreada, e utilizada de forma ilegal, situações já aconteceram na região. Inclusive nos últimos dias, os policiais durante uma abordagem de suspeitos em São Mateus do Sul, encontraram dois rádios com a frequência da polícia. Os equipamentos foram apreendidos.

 “ Nós estamos em outra era, é não há como escapar da tecnologia, mas isso facilita muito o nosso trabalho, que é a preservação da ordem pública”, finaliza o coronel.