450 kg de cocaína que iriam para a Europa são apreendidos no Paraná

Essa foi a primeira ação do ano que encontrou droga em contêineres diferentes no mesmo dia no Porto de Paranaguá

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Divulgação/Receita Federal).
(Foto: Divulgação/Receita Federal).

Duas apreensões de cocaína foram feitas pela Receita Federal na madrugada desta quinta-feira, 17, no Paraná. As ações aconteceram no Porto de Paranaguá e foi a primeira vez no ano que os auditores encontraram a droga em contêineres diferentes no mesmo dia.

Ao todo, foram apreendidos 450,5 kg de cocaína, que iria cruzar o Oceano Atlântico para ir à Europa – uma carga iria para a Itália e outra para Portugal.

Com as novas ações, são 22 apreensões desde o início de 2019. Em média, a Receita Federal tem realizado uma apreensão de cocaína a cada 13 dias no Porto de Paranaguá.

cocaina-europa-parana2

Contando todas as pesagens oficiais, o total de cocaína aprendido no principal terminal marítimo do Paraná ultrapassa a marca de 13 toneladas (13.139 kg) – uma média de quase 600 kg (597,5 kg) por apreensão.

Ações desta madrugada

A primeira apreensão aconteceu por volta da 00h30. Os auditores da Receita Federal encontraram 169,5 kg de cocaína em meio a um contêiner que tinha como destino o porto italiano de Gioia Tauro. Foi a primeira vez em 2019 que a Itália esteve na rota do tráfico internacional de drogas identificado no Porto de Paraguá.

Quatro horas depois, pouco antes do amanhecer, a Receita Federal se deparou com uma nova carga ilícita de cocaína. Desta vez, foram 281 kg apreendidos. A droga estava escondida em um contêiner que partiria para o Porto de Sines, em Portugal.