Banco Itaú de Cruz Machado é arrombado

Quadrilha segurou a PM com tiros durante 20 minutos

·
Atualizado há 8 anos

ASSALTOX01
(Foto: Divulgação/PMPR).

Quatro homens fortemente armados arrombaram a agência do Banco Itaú de Cruz Machado (PR) e roubaram todo o dinheiro do cofre principal. A ação foi registrada por volta de 4 horas de ontem, quando a empresa de monitoramento comunicou à Polícia Militar que quatro ladrões, que chegaram em um veículo Ford Fiesta, invadiram a agência. Quando os policiais se preparavam para atender a ocorrência, foram cercados por outros quatro bandidos, também fortemente armados com fuzis 762, metralhadoras e pistolas calibre 380, que efetuaram vários disparos contra o destacamento, impedindo a saída dos PMs. Diante da situação, os policiais se abrigaram no interior do prédio e solicitaram apoio para a PM de União da Vitória, distante 54 quilômetros do local.

A ação

Enquanto se protegiam da chuva de balas, os policiais receberam outra ligação, informando de que outros quatro ladrões, com maçaricos, ainda estavam no interior da agência do Banco Itaú. Os policiais ainda tentaram sair do destacamento, mas os marginais cercaram todas as saídas e fizeram mais disparos. Os tiros pararam cerca de 20 minutos depois. Os policiais saíram e foram até a agência. O cofre principal foi violado. Os bandidos fugiram com todo o dinheiro que havia no local. No entanto, nem a agência e nem a Polícia informaram a quantia levada pela quadrilha. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar de Caçador e demais municípios da região, está à procura de dois veículos: um Ford Fusion e um Citroën, ambos com placas do Rio Grande do Sul, suspeitos de terem participação na ação em Cruz Machado.

Até o encerramento desta edição apenas um carro, que foi abandonado pela quadrilha, foi apreendido, ainda em Cruz Machado. Ninguém foi identificado ou preso pela Polícia.

Alvo fácil

Não foi o primeiro assalto. No dia 3 de março deste ano, um assalto foi registrado na agência do Banco do Brasil em Bituruna. No momento do assalto não havia nenhum segurança do Banco, somente dois guardas urbanos. Segundo a Polícia, seis homens encapuzados e armados de espingardas calibre 12, fuzis e pistolas realizaram o roubo. Para arrombar o cofre central da agência, os assaltantes teriam utilizado bananas de dinamite. Os guardas que cuidavam da rua foram rendidos, enquanto o assalto seguia. Durante a fuga os assaltantes atiraram em uma pessoa de 60 anos que passava pelo local, pois pensaram que era a Polícia. E ainda alvejaram um veículo Fiat Pálio, achando que se tratava de uma viatura.

Foi o segundo assalto na agência de Bituruna. A primeira foi registrada no dia 4 de novembro de 2014. O assalto foi considerado cinematográfico. Segundo relatos, troca de tiros entre bandidos e a Polícia aconteceu. Alguns clientes foram utilizados como escudos humano em frente ao banco. Uma Mitsubishi Pajero usada no assalto no Banco do Brasil de Bituruna foi encontrada dias depois. Em consulta no sistema integrado de informações, os policiais consultaram o chassi do veículo e descobriram que a Pajero foi furtada na região metropolitana de Curitiba no dia 28 de outubro. As placas originais do carro são AKX 8811. No entanto, no momento do assalto os assaltantes usaram placas MIZ 0210 de Concórdia (SC) para despistar a Polícia.