Conduta Policial em Santa Catarina é investigada

Uma mulher ficou ferida durante abordagem policial em Mafra. O caso aconteceu em 19 de fevereiro, porém somente agora o vídeo viralizou nas redes sociais

·
Atualizado há 4 anos

Um novo vídeo vem circulando nas redes sociais nesta semana. Nele, há imagens de uma abordagem policial no bairro Novo Horizonte, na cidade de Mafra (SC). A conduta de um dos policiais foi questionada pela comunidade. O vídeo – ASSISTA ABAIXO – ganhou repercussão nacional.

A abordagem aconteceu no dia 19 de fevereiro, por volta das 18h30. Na ocasião, uma mulher teve a perna quebrada depois de levar uma rasteira de um policial militar. Segundo a Polícia Militar (PM), a mulher teria resistido à prisão. O nome da dela não foi divulgado. O Corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento à mulher.

De acordo com o Portal Jmais, em nota – o comandante da unidade local, tenente-coronel Marcelo Pereira, afirmou que foi instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos agentes. Na gravação, há pelo menos seis policiais na abordagem.

Um dos policiais chega a dizer “não venha a me ensinar a fazer o meu serviço” e “você não entende nada de polícia” para uma senhora de 70 anos.

A PM informou que chegou até a residência após desconfiar da atitude do condutor de uma motocicleta (com placas levantadas e condutor demonstrando preocupação com a viatura). Ele fugiu em alta velocidade, entrou em um terreno baldio e se escondeu nos fundos de uma casa, na qual foi detido. Foi então que vários vizinhos se aproximaram e ameaçaram os policiais militares caso tentassem levar o detido e a motocicleta.

Um dos envolvidos chegou a passar uma corrente e um cadeado no portão do terreno deixando a equipe policial sem condições de sair com segurança. Várias outras pessoas, de posse de pedaços de madeira, ferro e pedras ainda ameaçavam os policiais militares.

O comando da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa) esclarece que os policiais militares são treinados a fazer o uso progressivo da força, bem como, observarem os protocolos operacionais padrão. A ação foi filmada por câmeras táticas que equipam os policiais militares de todo o Estado. Instaurou-se inquérito policial militar, bem como, as imagens foram enviadas ao Ministério Público da Comarca que acompanha o fato”.

Todos os detidos foram conduzidos a Delegacia de Polícia.