Detran/SC fecha autoescola de Canoinhas

·
Atualizado há 3 meses

A Autoescola Santa Cruz, de Canoinhas, está impedida de funcionar desde a tarde desta quarta-feira, 7.

O Centro de Formação de Condutores foi fechado por agentes da corregedoria do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) que se deslocaram de Florianópolis até Canoinhas para cumprir a ordem de fechar o estabelecimento.

Segundo o delegado regional, Eduardo Borges, o processo administrativo remete a uma denúncia feita em 2016 que, depois de quase oito anos de investigação, concluiu que a Santa Cruz atuou de modo desalinhado às normas do Detran.

O caso especificamente ainda não foi revelado. “Foram diversas denúncias feitas ao Detran, entre estas, algumas que ensejaram a perda do credenciamento”, explicou.

A Autoescola foi impedida de seguir formando condutores e os documentos dos alunos foram encaminhados à Delegacia.

Contudo, o delegado orienta que os alunos procurem a própria Autoescola, que deve fazer o encaminhamento para outro centro de formação.

“Os alunos não terão prejuízo. As pessoas não perdem o que já fizeram, só terão o transtorno de dar continuidade ao curso ou processo em outra autoescola”, garante o delegado.

Processos já concluídos, no aguardo da carteira de motorista, não serão interrompidos. As carteiras estarão disponíveis dentro do prazo acordado na Delegacia de Canoinhas.

O processo não correu na esfera criminal, apenas no âmbito do Detran, contudo é o final da instância administrativa. Segundo advogados ouvidos pela reportagem, é possível que a Santa Cruz ingresse com uma ação na Justiça pedindo uma liminar para tentar reverter a decisão do Detran.

CONTRAPONTO

Antonio Melo, proprietário da Autoescola Santa Cruz, foi procurado pela reportagem, mas não respondeu ao nosso contato até a publicação deste texto. Se houver manifestação por parte da empresa será devidamente registrada neste espaço.