Dois motoristas foram presos por embriaguez ao volante em horários distintos neste sábado, 12, pela Polícia Militar em União da Vitória.
Os casos chamam a atenção pelos altos índices de álcool constatados no teste do bafômetro e pelos acidentes provocados.
O caso mais recente ocorreu na noite deste sábado, 11, por volta das 23h30, na Rua Dom Pedro II, no bairro São Cristóvão.
A equipe da Polícia Militar foi acionada para prestar apoio à ROTAM em um sinistro de trânsito e encontrou um VW Fusca parcialmente sobre a calçada, após atingir uma placa de sinalização.
No local, os policiais constataram que o condutor apresentava sinais evidentes de embriaguez, como odor etílico e fala arrastada. O motorista aceitou realizar o teste do etilômetro, que apontou 1,13 mg/L de álcool por litro de ar alveolar, índice considerado muito acima do limite que configura crime de trânsito.
Diante da situação, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil. Também foram confeccionados o boletim de acidente de trânsito e o auto de infração correspondente.
Colisão entre dois carros também terminou em prisão
Outro caso semelhante foi registrado no sábado, 12 durante a manhã, também no bairro São Cristóvão, na Rua Arcebispo Dom Manoel da Silveira D’Elboux.
A Polícia Militar foi acionada para atender uma colisão entre um Fiat Punto Attractive e um Toyota Etios HB XS. Quando a equipe chegou ao local, o Corpo de Bombeiros já prestava atendimento aos envolvidos.
Segundo a PM, ambos os condutores apresentavam lesões decorrentes de agressões físicas mútuas ocorridas logo após o acidente.
Durante a abordagem, o motorista do Toyota Etios apresentava sinais claros de embriaguez, como hálito etílico, olhos avermelhados, fala arrastada, dificuldade de equilíbrio e comportamento agressivo.
Os dois motoristas realizaram o teste do bafômetro. O condutor do Fiat Punto registrou 0,00 mg/L, enquanto o motorista do Toyota Etios apresentou 0,53 mg/L, configurando o crime de embriaguez ao volante.
Após receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permaneceu em observação por cerca de seis horas devido ao seu estado de alteração e às escoriações sofridas, o motorista foi conduzido à 3ª Subdivisão Policial para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Militar reforça que dirigir sob efeito de álcool coloca em risco a vida do próprio motorista e de terceiros, sendo uma das principais causas de acidentes graves nas rodovias e vias urbanas.