Governo de Santa Catarina entrega helicóptero para operações policiais na fronteira

·
Atualizado há 10 anos

policia-santacatarina-governo
(Foto: Neiva Daltrozo/Secom).

A Base do Serviço Aeropolicial de Fronteira da Polícia Civil (Saerfron) recebeu um helicóptero esquilo para a aviação de fronteira de Santa Catarina, nesta sexta-feira, dia 4. A aeronave ficará no Hangar da Policia Civil, no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó. Participaram da solenidade o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba e o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila.

A aeronave dará apoio nas operações de fronteira para dar mais proteção a toda região. É um equipamento importante também no combate ao tráfico de drogas e no reforço da segurança pública.

O helicóptero no valor de R$ 4,5 milhões foi adquirido por meio de um convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O equipamento será usado em voos de monitoramento na faixa de fronteira do Estado, que compreende 82 municípios e as Delegacias Regionais de Polícia de Chapecó, de Concórdia, de Xanxerê, de São Lourenço do Oeste e de São Miguel do Oeste.

A aeronave também poderá ser usada para resgate humanitário e da defesa civil. “É um investimento fundamental para atuar em uma área do Estado que é coberta pelo serviço Aeropolicial de Fronteira. Vai desempenhar ainda um papel importante nas operações policiais”, observa o secretário Grubba.

O hangar, que vai abrigar a Base do Saerfron, foi disponibilizado por meio de contrato de cessão de uso, assinado pela prefeitura de Chapecó e a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina. Também foram entregues quatro veículos para apoio logístico da base.