Jovem mata idoso a machadadas e alega ter agido após sofrer racismo

·
Atualizado há 11 meses

Um crime brutal chocou a comunidade de Vila Ruthes, no interior de Mafra, Santa Catarina, neste domingo, 16.
Domingos Munaro, um idoso de 70 anos, foi encontrado morto em uma plantação de milho com múltiplos e graves ferimentos na cabeça, rosto e pescoço, todos causados por golpes de machado.
O corpo da vítima foi localizado na tarde de domingo. Socorristas foram acionados, mas constataram o óbito no local.A área foi isolada para a perícia da Polícia Científica, que recolheu o machado utilizado no ataque.
Reprodução Campo Alegre Notícias
Suspeito e Motivação

O homem apontado como autor do homicídio é Lucas Luan Borges, de 22 anos, vizinho da vítima.

Em depoimento às autoridades, Lucas Luan Borges afirmou que o crime foi motivado por uma suposta desavença de longa data entre os dois.
Segundo o suspeito, ele vinha tendo discussões constantes com Domingos e alegou que já havia registrado boletins de ocorrência contra o idoso.
O jovem de 22 anos declarou que sofria ofensas de teor racista da parte da vítima, mencionando ter relatado essas supostas agressões verbais a um amigo e ao próprio irmão horas antes do ataque.
A Dinâmica do Crime
O suspeito detalhou o ataque, afirmando ter saído de casa armado com um machado e seguido até a residência do vizinho pelos trilhos do trem.
 Ele teria chamado Domingos para fora da casa e iniciado uma discussão. Ele alega que os dois entraram em luta corporal. O idoso teria tentado atingi-lo com um pedaço de madeira, ferindo sua perna.
Quando a vítima tentou fugir, o jovem a alcançou e desferiu o primeiro golpe de machado na cabeça. Com Domingos Munaro já caído, Lucas continuou os ataques, resultando nos múltiplos ferimentos.
Antes de sair de casa, o suspeito realizou um gesto que chamou a atenção dos investigadores: ele entregou seu cartão bancário a familiares, pedindo que transferissem o dinheiro para seu filho, indicando que tinha consciência de que um evento grave estava prestes a ocorrer.
Prisão e Investigação
Após o ataque, Lucas Luan Borges procurou familiares da vítima para que chamassem a polícia e, em seguida, fugiu pelos trilhos.
Guarnições policiais montaram um cerco em uma área de mata e localizaram o suspeito a cerca de 1 km do local do crime.
Apesar da tentativa de se esconder, ele foi detido e levado à delegacia após receber atendimento médico na UPA para tratar a dor na perna.

O jovem, natural de Itaiópolis (SC), permanece preso e deverá responder pelo crime de homicídio doloso, com emprego de meio cruel.

A investigação segue em curso para apurar todos os detalhes e as alegações feitas pelo suspeito.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!