Um menino foi resgatado em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 25, durante a Operação Terabyte, que visa combater o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Segundo a Polícia Federal, a criança costumava frequentar a casa do suspeito, que foi preso durante a ação realizada com o apoio da Polícia Militar.
A operação está em andamento em todo o Brasil, com o cumprimento de 141 mandados de busca e apreensão, mobilizando mais de 750 policiais. A ação também conta com a colaboração da Agência de Investigação Interna (HSI) da Embaixada dos Estados Unidos.
Em Santa Catarina, sete mandados foram executados nas cidades de Tijucas (2), Ponte Serrada (2), Canoinhas (1), Lages (1) e Rio do Sul (1). Durante as operações, cinco pessoas foram presas em flagrante em Tijucas (2), Ponte Serrada (1), Canoinhas (1) e Lages (1).
Coordenada pela Divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal, a operação tem como objetivo identificar e prender abusadores de crianças e adolescentes em todo o país.
O nome “Operação Terabyte” faz alusão à unidade de medida de armazenamento digital, referindo-se à quantidade massiva de dados investigados, envolvendo a posse e distribuição de material de abuso sexual infantil.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o Setor de Capturas da Polícia Federal cumpriu 1.291 mandados de prisão relacionados a abusadores sexuais. A Polícia Federal reforça o alerta para que pais e responsáveis acompanhem e orientem seus filhos, tanto no ambiente digital quanto no físico, para prevenir abusos.